Equipe do SIM apresenta sistema do projeto a servidores da PMJP
A equipe do Projeto de Sistema de Informação Municipal (SIM) apresentou, nesta terça-feira (19), aos servidores correspondentes das ouvidorias de todas as Secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), os processos e funcionalidades do Sistema, no auditório do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida. Beira Rio, no Bairro dos Expedicionários.
Segundo Ricardo Roberto, diretor de Desenvolvimento da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), vinculada à Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan/PMJP), a Prefeitura e suas demandas cresceram, mas o sistema atual não acompanha esse crescimento. “O sistema em uso na Prefeitura já não comporta mais suas demandas e necessidades. Nossa intenção é otimizar os processos já existentes e, caso haja nova demanda, temos condições de absorvê-las e nos adaptar a elas”, reiterou.
Vantagens – Uma das vantagens oferecidas pelo SIM é a normatização dos procedimentos que ocorrem na Prefeitura. O trabalho do projeto gera documentos para a PMJP, a partir dos procedimentos de seus servidores. Todo trabalho é documentado, gerando conhecimento. “Quando um servidor tirava férias, o serviço desenvolvido por ele ficava parado. Agora, com o SIM, este comportamento muda. O conhecimento não fica de posse do servidor, mas na Prefeitura, homologado em documentos. A PMJP dependerá apenas dela para se desenvolver. Este é um grande passo, pois estamos melhorando a qualidade de vida do cidadão e dos servidores públicos”, destacou Ricardo.
Sem burocracia – A assessora de imprensa da Secretaria de Habitação, Célia Leal, declarou que a expectativa que o SIM tem gerado em suas apresentações é excelente e deve reduzir a burocracia, muitas vezes inerente ao serviço público. “Toda nova tecnologia gera expectativa. Nossa previsão é de que é uma boa metodologia de trabalho. O SIM vai desburocratizar a administração pública e melhorar os trâmites dos processos”, frisou.
Para Tereza Cantalice, representante da Ouvidoria da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, o sistema apresentado pelo Projeto SIM vai facilitar o acesso da população à gestão. “A ideia de unificar o sistema para cada Secretaria é muito bem-vinda. Todas elas irão trabalhar de maneira uniforme, dando transparência aos processos executados pela Prefeitura”, afirmou.
De acordo com o gerente técnico do Projeto SIM, Cláudio Fortier, a implantação do sistema é feito em conjunto com os profissionais da PMJP, ou seja, ele pode ser modificado conforme a necessidade apresentada. “A Prefeitura não está recebendo um pacote fechado. Nosso objetivo prevê a participação e interação dos servidores com nossa equipe. Nossa intenção é construir esse sistema em conjunto. Esse trabalho é coletivo”, ressaltou.