Equipes treinam em pista montada para etapa regional da Olimpíada de Robótica

Por - em 578

A pista para treinamento das equipes que irão participar da etapa regional da Olímpiada Brasileira da Robótica (OBR) foi aberta para treino na manhã desta quinta-feira (16), no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no altiplano. O evento ocorre no dia 15 de junho, na própria Estação. As inscrições para participar da Olimpíada permanecem abertas até esta sexta-feira (17) e podem ser feitas no site da OBR (http://www.obr.org.br/).

Para treinar na pista, o professor responsável pela robótica da escola deve procurar o coordenador do evento na Paraíba, o professor Fagner Ribeiro, na própria Estação. “Quatro arenas para treinamento das equipes já estão disponíveis no primeiro andar. O agendamento pode ser feito de terça a sexta-feira, entre as 10h e 12h, e das 14h às 16h, com o setor de Gestão Educacional da Casa”, explicou Fagner Ribeiro.

Até o momento, 50 equipes se inscreveram para participar do evento, que todo ano tem movimentado alunos das escolas públicas e particulares de João Pessoa. Na edição deste ano haverá distribuição das medalhas para novas categorias, a exemplo do Prêmio Estreante, Escola Pública e Privada, Robustez (atribuídos aos alunos que fizerem o robô mais possante), Inovação, Elegância e Dedicação (para as equipes que forem solidárias com outras).

Os primeiros colocados dos níveis 1 (Fundamental) e 2 (Médio) na seletiva estadual segue para final, a etapa nacional, disputada este ano novamente em Fortaleza (CE), no período de 13 e 17 de outubro de 2013.

Percurso – O objetivo das equipes, organizadas entre duas e quatro pessoas, é cumprir um circuito em que um protótipo, simulando um bombeiro comandado previamente por programação, sai de um ponto de partida, passa por obstáculos e resgata a vítima no ponto oposto sem sofrer avarias – tudo em até cinco minutos.

Quem cumprir o torneio no menor tempo vai passando por eliminatórias ao longo do dia até ficar entre os três mais bem classificados. Os prêmios são medalhas. “Esse evento é de suma importância para a educação, pois a robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões”, disse Fagner.

Mascote – Alguns personagens estão programados para se encontrar na OBR deste ano. Um deles é Eva, namorada de Wall-e GT, protótipo inspirado no personagem-título da animação da Disney-Pixar e que foi o mascote do evento em 2012.

Feita de isopor e revestida com papel-marchê, a robozinha está em fase de montagem. Seus idealizadores são os mesmos do Wall-e, os estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gabriel Dalmolin e Thiago Nóbrega, monitores da Estação.

“Queremos que a Eva tenha mais interação com os visitantes do que o Wall-e, para isso, planejamos programá-la com sensores de infravermelho. O seu primeiro acionamento será pelo som, quando esperamos que ela possa responder aos comandos de voz do público”, adiantou Gabriel.

Esta fase de testes é uma das últimas, próxima ao acabamento do protótipo, que está previsto para 1° de junho. “Seguindo o modelo do filme, Eva vai ficar maior do que o Wall-e. Juntando corpo e cabeça, vai medir85 centímetrosde altura, contra 77 do mascote namorado”, contou. No dia da Olimpíada, ambos vão estar entre os competidores e o público.

O que é? – As olimpíadas científicas são uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens. As olimpíadas realizam também um processo de atualização dos professores e das escolas. Duas das mais importantes são a Science Olympiad, realizada nos EUA desde 1983, e a European Union Science Olympiad, realizada em toda a União Europeia desde 2003.

As olimpíadas científicas tiveram seu início no Brasil em 1978. Desde 2002, no entanto, o poder público passou a apoiar oficialmente essas iniciativas através de edital público. Trata-se de uma iniciativa com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Nos últimos anos, diversas olimpíadas são apoiadas pelo CNPq, dentre elas as Olimpíadas Científicas de Física, Robótica, História e Astronomia.

SERVIÇO:

PISTA DE TREINO DA OLIMPÍADA DE ROBÓTICA

Local: 1º pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco

Email: fagnertrabalho@bol.com.br

Agendamento p/ treino: 3214-8270 ou 3214-8303

Entrada gratuita

Informações: 3214.8303/ 3214.8270

www.facebook.com/estacao.cabobranco

@estacaocb

Contato para imprensa:

Fagner Ribeiro, coord. Estadual da OBR (8825-0404)

Contatos sobre a mascote Eva: Gabriel Dalmolin (9672-1591) e Thiago Nóbrega (8825-3476)