Escola Municipal Frei Afonso se classifica para final da Olimpíada Brasileira de Robótica

Por - em 919

Adriana Crisanto

 

MICHELHENRIQUEPEREIRADASILVA.ENTREVSTADO1A Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Afonso, do bairro do Roger, ficou com as três primeiras colocações (nível 1) no primeiro dia de competição da X Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa Regional. As equipes Spartacus, Spare Parts e Cybersnakes se preparam agora para a grande final que acontece no próximo sábado (27) na galeria da Estação das Artes, no Altiplano.

No nível 2, os vencedores foram as equipes Robrick do Colégio Pio XI Bessa, Chip Set 02 do Colégio Evolução e Cabeça de gelo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa. Eles também irão disputar a grande final do sábado. Os classificados, nos dois níveis, receberam da coordenação da OBR medalhas pela colocação e desempenho.

O coordenador regional da OBR, Fagner Ribeiro, disse que a cada edição mais jovens se interessam pela computação, informática e robótica. “Isso foi resultado do engajamento de pessoas e instituições públicas na área da Robótica Educacional”, comentou.

Segundo dia – Neste segundo dia (24), a competição teve início às 9h com protótipos de robôs das escolas públicas e particulares, dos níveis fundamental e médio (1 e 2) competindo nas seis arenas montadas no local.

O aluno Michel Henrique Pereira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto Crispim, localizada no bairro dos Ipês, participa pela segunda vez do evento. “A maior dificuldade que nosso protótipo teve foi nas curvas. Precisamos melhorar nisso”, comentou o estudante que revelou que gostaria de ser cientista e que a robótica o ajudou a pensar mais rápido.

Cleberton da Silva Costa, professor que acompanha a equipe da Escola Luiz Augusto Crispim, afirmou que percebe a mudança dos alunos com a robótica. “Todo ano fazemos uma competição chamada robô didático, onde trabalhamos com as cores e os primeiros movimentos do protótipo. E desse trabalho vejo que a robótica tem ajudado a trabalhar o comportamento e o interesse dos alunos por áreas da química, física e matemática”, contou professor Beto, como é chamado carinhosamente por seus alunos.

Evento – Foram inscritos nesta edição da OBR 1.400 estudantes, divididos em 346 equipes. A cidade de João Pessoa é a segunda capital brasileira com maior número de inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo.

No local do evento foram montadas 16 arenas, sendo 12 para as competições e 4 de testes, que são usadas pelos competidores para treino. Devido à quantidade de inscritos, a organização teve que dividir este ano o evento em três regionais mais a final, em datas diferentes.

Nesta quinta-feira (25), terceiro dia, o evento prossegue com início às 8h e término às 17h, com a entrega das medalhas as equipes da Regional C. Na sexta-feira (26) é o dia em que a organização prepara as arenas para a Final Estadual que acontecerá no dia seguinte, sábado (27), a partir das 8h. Neste último dia, os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.

Os participantes poderão conferir no site http://www.obr.org.br/?page_id=884 a data que irá competir. Lembrando que a final ocorrerá com os 10 primeiros colocados das três regionais.

 

Como será? –

SERVIÇO:

X OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR)

Período: 23 a 27 de agosto

Local: Estação das Artes – Altiplano Cabo Branco

Horário das competições: 8h às 17h

Datas dos Regionais:

  • Regional A – Dia 23 de agosto (terça)
  • Regional B – Dia 24 de agosto (quarta)
  • Regional C – Dia 25 de agosto (quinta)
  • Dia 26 de agosto (preparação das arenas para finais)
  • Final Estadual – Dia 26 de agosto (sábado)

 

Mais informações: 3214.8270 – 3214.8303.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita

 

CONTATO PARA IMPRENSA:

Fagner Ribeiro – coordenador da OBR na Paraíba

Fone: 9.8825-0404

Email: obrparaiba@gmail.com