Escritor David Barbosa é homenageado do Projeto Varal Poético

Por - em 664

O escritor e artista plástico pessoense David Barbosa é o homenageado da edição de setembro do projeto Varal Poético, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O evento, que promove a poesia e a literatura locais, vai ser realizado nesta terça-feira (25), às 19h, no hall de entrada da Estação das Artes, com entrada aberta ao público.

Varal Poético é um trocadilho entre a palavra sarau e o local onde trechos das obras dos artistas convidados ficam expostos antes de serem recolhidos pelo público para a declamação. A proposta é incentivar as várias interpretações da palavra num clima de confraternização. Cada pessoa se dirige ao varal, escolhe as estrofes que mais lhe agradam e as declama, segundo a sua interpretação.

Pelo projeto já passaram de cantores e poetas a atores, como a dupla Os Nonatos, o crítico musical Ricardo Anísio, a poetisa e militante feminista Vitória Lima e o ator Marco di Aurélio. Todos foram garantia de terças cheias na Estação das Artes.

David Barbosa – Autor do conto “Palimpsesto”, lançado conjuntamente com “Delírios”, de Alexsander Carvalho, em 2007, pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), David Barbosa descreve o seu estilo de escrita como uma união entre a linguagem pictórica e a subjetividade do mundo literário. Explica-se: David também é pintor e dá oficinas semanais de arte, utilizando frequentemente a técnica do figurativismo em óleo sobre tela.

“Palimpsesto” foi selecionado na primeira edição do Projeto Novos Escritos da Funjope. O nome é uma referência aos pergaminhos comuns na Grécia Antiga que, devido ao alto custo, eram utilizados duas ou três vezes pelos cientistas. Acredita-se que guardavam informações anteriores que podiam ser reveladas por raspagem – e se relaciona com o texto à medida que o leitor, que no livro vira o telespectador, desvenda os mecanismos de como está sendo manipulado.

A trama se desenvolve num reality show. Em determinado instante, quando a convivência se torna insuportável e a ganância é um objetivo acima de qualquer princípio, um dos confinados planeja o sequestro e execução de um colega, tudo em frente às câmeras. “É o mote para a discussão em torno da violência como bem cultural, da impotência do telespectador quanto aos acontecimentos e do menosprezo da mídia pela condição humana”, critica David.

 

Serviço:

Varal Poético com o escritor David Barbosa

Abertura: Terça-feira (25)

Local: Estação das Artes

Hora: 19h

Informações: Rivaldo Dias, chefe do setor de Eventos (8802-0854)

David Barbosa: 8752-8134, 9918-2581

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb