Espetáculo “O Homem Vermelho” transforma drama pessoal em arte

Por - em 328

Entra em cartaz neste sábado (11) e domingo (12), às 19h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, o premiado “O Homem Vermelho”, apontado pelo jornal O Globo como uma das 10 melhores peças de dança de 2012. O espetáculo solo expõe de forma sensível e bem-humorada o drama real do seu protagonista, o dançarino Marcelo Braga, acometido por um raro câncer de pele que o afastou dos palcos por quatro anos. A entrada custa um quilo de alimento.

Em “O Homem Vermelho”, Braga assina ainda texto, luz, figurino e o espaço cênico do trabalho. A ideia da montagem nasceu durante uma sessão de radioterapia a que ele se submeteu. Nos últimos 22 anos, o bailarino vem atuando com destaque nas criações do coreógrafo João Saldanha, para a Companhia Atelier de Coreografia como dançarino, figurinista, cenógrafo, assistente e colaborador.

Pesar e superação – Como trunfo – e objetivo maior – a peça transpõe para a plateia toda a particularidade da dor da reclusão do tratamento, mas sem cair na armadilha da vitimização. Para esta tarefa Marcelo convocou um time de colaboradores experientes, como a bailarina Laura Samy, a atriz Simone Spoladore, o músico Domenico Lancelloti, a artista visual Laura Erber e o fotógrafo de cinema Walter Carvalho.

Neste encontro, além da habitual comunicação complementar entre dança, teatro, cinema e música, Marcelo inaugura um campo de reflexão com seus novos parceiros para criar um lugar de atuação renovado. Em cena, o linfoma também é personagem aprisionador, que relega o dançarino a observar o mundo por frestas em espaços privados.

Da janela de seu apartamento em Copacabana, pelos corredores e salas de espera de consultórios e hospitais, o artista foi construindo, pouco a pouco, a travessia narrativa da sua condição de paciente, que revisita com humor e otimismo as estratégias diante da doença.

Marcelo Braga – É dançarino e coreógrafo e iniciou seus estudos na Escola da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (Belo Horizonte). Com o Atelier de Coreografia, se apresentou nos principais teatros do país e em diversos festivais no Brasil e no exterior, com sucesso de público e da crítica especializada.

Serviço:

 

Espetáculo “O Homem Vermelho”
Em cartaz: 11 e 12 de maio (sábado e domingo)
Horário: 19h
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Informações: 3214-8303/8270
Entrada: 1 kg de alimento
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Twitter: @estacaocb