Espetáculo premiado da Companhia Oxente é atração no Projeto Vértice

Por - em 711

Escolhido pelo júri popular como o melhor espetáculo da Mostra Nordeste do 19º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), a peça “Anáguas”, da Companhia Oxente de Teatro (PB), será encenada nesta sexta-feira (28), dentro da programação do projeto ‘Vértice’. A sessão gratuita está prevista para começar a partir das 20h, no Teatro Santa Roza. A mostra permanente de teatro, dança e circo acontece todos os meses e tem a realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

“Anáguas” discute a relação familiar permeada de intrigas, rancores e ciúmes. Na trama, estão três personagens – a mãe, Maria das Graças (Margarida Santos); a filha considerada o esteio da família, Maria Exaurina (Mônica Macedo); além da caçula e ovelha negra, Maria Cândida (Palmira Palhano). Juntas, elas lutam para que suas convicções e crenças sejam aceitas como verdadeiras.

A direção da peça, assinada por José Maciel, optou por uma montagem triangular e atemporal. Três escadas formam o espaço trabalhado pelas atrizes e definem bem a intenção do poder que essas mulheres pretendem exercer diante da família. Quem vislumbra o espetáculo é parte essencial dele, sendo envolvido na cena como coadjuvante. O texto da peça é de Lourdes Ramalho.

Vinte e nove anos de trabalho cênico – A Companhia Oxente de Teatro foi fundada no município de Alagoa Grande (PB), em 17 de agosto de 1983. O grupo desenvolve um processo de trabalho fundamentado na investigação do universo regionalista nordestino. Em sua trajetória, já representou a Paraíba em vários festivais, obtendo êxito por parte da crítica e do público.

Bailarinos performáticos no sábado e domingo – O espetáculo “Rakataka” também está entre as próximas atrações do ‘Vértice’ de setembro e será apresentado neste sábado (29) e domingo (30), às 20h, também no Teatro Santa Roza. A Caio Nunes Cia de Dança usa músicas de varias culturas e ritmos diversos incluindo o tribal para expressar, em forma de denúncia, seu sentimento a respeito da trajetória do homem até sua redenção.

Workshop – Ainda está incluso na programação deste mês um workshop com Carlos Fontinelle, que integra a Caio Nunes Cia de Dança, do Rio de Janeiro. Ele terá abordagem prático-teórica, cujo conteúdo possui conceitos contemporâneos da dança, assim como a multiplicidade das técnicas. A aula acontece no dia 29 de setembro, no Teatro Santa Roza, das 9h às 11h30. As vagas são voltadas ao público em geral.

Confira a programação do Projeto Vértice

ESPETÁCULOS

28/09 (sexta-feira)

Atração: Espetáculo “Anáguas” (Cia Oxente – PB)

Horário: 20h

Local: Teatro Santa Roza

29/09 (sábado)

Atração: Espetáculo de dança “Rakataka” (Caio Nunes Cia de Dança – RJ)

Horário: 20h

Local: Teatro Santa Roza

30/09 (domingo)

Atração: Espetáculo de dança “Rakataka” (Caio Nunes Cia de Dança – RJ)

Horário: 20h

Local: Teatro Santa Roza

WORKSHOP

29/09 (sábado)

Tema: Dança Contemporânea (com Carlos Fontinelle, da Caio Nunes Cia de Dança – RJ)

Horário: 9h às 11h30

Local: Teatro Santa Roza