Paixão de Cristo reúne grande público no segundo dia de apresentações
No feriado da Paixão de Cristo, um grande público saiu de casa nesta sexta-feira (18) para assistir ao segundo dia de apresentações do espetáculo “Paixão, segundo Antônio Conselheiro”. Realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), o espetáculo tem entrada gratuita e segue até o próximo domingo (20), com duas sessões por noite, às 19h e às 21h, no Ponto Cem Réis.
Na “Paixão” deste ano, além de mãe e filho, há um terceiro protagonista: Antônio Conselheiro. É pelo olhar dele que passa o veio condutor de toda a história. Com texto de Fernando Teixeira e direção de Roberto Cartaxo, o espetáculo conta com 150 atores no elenco, entre eles três “Jesus” e quatro “Marias”, que se revezam durante a encenação.
A história santa perpassa as fases da anunciação, a circuncisão, os votos de pobreza, as profecias, tentações e provações, o retiro para o Egito e, por fim, o calvário do messias.
Elementos regionais – Além da presença do peregrino nordestino que marcou a Guerra de Canudos, há outras referências à cultura regional em diversos elementos do espetáculo: texto, trilha sonora, coreografias, cenário e figurinos.
A influência nordestina na encenação foi algo que chamou a atenção da professora Margot Schulze, que assistiu a Paixão de Cristo pela primeira vez em João Pessoa. “Gostei bastante, principalmente do texto e da interpretação dos atores”, disse.
O espetáculo – Não só a professora, mas toda a plateia se emocionou com a encenação do sacrifício de Cristo, em especial o momento em que Jesus se despede da mãe para cumprir sua missão, e quando o messias ensina o primeiro mandamento do Pai aos seus seguidores. “Ama ao teu Deus com todo o teu coração e teu entendimento; e ama ao próximo como a ti mesmo”, seguido da oração do Pai Nosso, e acompanhado em coro pelo público.
O encerramento, com a ressurreição de Cristo, fogos ao fundo e todo o elenco reunido, arrancou aplausos de uma plateia emocionada. “É sempre bom ver a história de Jesus, porque é um momento de reflexão”, disse o aposentado Carlos Oliveira, ao fim do espetáculo.
Atores – O ator Daniel Porpino interpreta Cristo no momento do retiro para o deserto, o sermão da montanha e a ressurreição; Marina Takuya interpreta a Virgem Maria na abertura do espetáculo; e Beto Quirino dá vida a Antônio Conselheiro.
Estrutura – Uma grande estrutura foi montada no Ponto de Cem Réis, com dois palcos conjugados, além de um espaço vizinho simulando uma arena, onde a maior parte da ação se desenrola. Três arquibancadas de 12 andares e com capacidade para até 6,5 mil pessoas estão à disposição da população, cujo acesso é facilitado por quatro entradas diferentes. O evento é monitorado no local por 40 guardas municipais a serviço da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).