Esporte, cultura e educação marcam encerramento do ‘Abril pra Juventude’

Por - em 503

Maxwell OliveiraApresentaçãoCulturalAbrilparaJuventude_FotoGilbertFirmino (11)

Uma juventude consciente e participativa, dando demonstrações de talento no esporte e nas várias expressões culturais. Depois de dois dias, chegou ao fim a 4°edião do ‘Abril pra Juventude’, evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). A Praça Antenor Navarro, Centro Histórico da Capital, recebeu o último dia da programação, que começou a tarde e só terminou no final da noite deste sábado (25).

Foram quase dez horas de programação voltada para os jovens, com atividades desenvolvidas pelos cinco Centros de Referência da Juventude da cidade. No palco montado na Praça Antenor Navarro aconteceram as apresentações dos grupos de dança e grupos musicais. As oficinas de midialivrismo e mostra audiovisual foram realizadas no Espaço Mundo, enquanto uma competição de manobras de skate agitou o Largo de São Pedro.

“Esse tipo de evento é, na verdade, um grande apelo da juventude que é voltada para os esportes, para a cultura e para os debates de dos principais temas da nossa sociedade”, disse o secretário de Juventude, Esporte e Recreação, Edmilson Alves, que também fez um balanço positivo do evento deste ano.

“Apesar de um ano difícil, com um prazo pequeno para elaborarmos o projeto deste ano, ainda conseguimos montar uma boa estrutura, permitindo que eles dessem essa demonstração de força e de valor nos debates e nas atividades culturais”, finalizou.ApresentaçãoCulturalAbrilparaJuventude_FotoGilbertFirmino (4)

Juventude Consciente – O Abril pra Juventude chamou a atenção dos jovens de João Pessoa para um tema complexo no qual se debruçam juristas, representantes de direitos humanos e diversos segmentos da sociedade: a PEC 171/93, que trata da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Na última sexta feira (24) aconteceu um debate sobre o tema na Escola Municipal João Goulart, no Castelo Branco. Neste sábado (25) as atividades também foram elaboradas para fazer os jovens dialogarem sobre a redução da maioridade penal. Fernanda Pinheiro, 18 anos, deixou o seu recado.

“Nota-se que grande parte da juventude que está inserida no mundo do crime é a juventude que não tem oportunidade de acesso a educação, ao esporte, a cultura e lazer de qualidade. Então, quando se abre o debate sobre a redução da maioridade penal, essas questões devem ser levadas em consideração”, afirmou.