Esporte e cidadania jogando juntos por um futuro melhor
Jonatas da Silva Almeida tem 13 anos e é um dos adolescentes matriculados no Programa Esportivo Educacional (Pese), mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Assíduo na frequência, ele recebe aulas de futebol gratuitas no Centro de Treinamento Ivan Tomaz, no Valentina, um dos três núcleos onde funciona o projeto. Ao todo, 400 jovens são atendidos pelo programa.
A proposta da Prefeitura de João Pessoa é usar o esporte como ferramenta de transformação social e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população. O projeto atende crianças e adolescentes na faixa etária dos 9 aos 15 anos. Além do Valentina, o projeto funciona no Estádio da Graça, em Cruz das Armas, e na Maravilha do Contorno, sede do Botafogo futebol clube, no Cristo.
Jonatas da Silva, que mora no Valentina, conta que é sempre um dos primeiros a chegar ao Centro de Treinamento. Ele freqüenta a praça esportiva nas quartas e sextas-feiras. Segundo o adolescente, uma rotina que já mudou a sua vida. “Antes eu não tinha onde jogar futebol. Chegava da escola e ficava sem ter muito o que fazer. Agora eu posso jogar em um campo excelente, com material esportivo e com os professores”, destacou.
O objetivo da PMJP é usar o esporte, também, para manter os jovens na escola. “Este é um projeto muito importante, que alia esporte, educação e saúde para promover a cidadania. Estamos garantindo toda a estrutura e o acompanhamento necessário para formar não só bons atletas, mas bons cidadãos”, disse o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.
Para tocar o projeto, a Prefeitura escalou um time composto por 12 profissionais, quatro por núcleo, que orientam a criançada sobre os fundamentos do futebol, e o mais importante, segundo o coordenador do Pese, Magno Cerqueira: aulas de cidadania.
Jogador profissional do Botafogo (PB) entre as décadas de 1970 e 1980, Magno formou-se em educação física logo após encerrar a carreira nos gramados. Ele usa toda a sua experiência para ensinar aos alunos os caminhos para ser um craque, seja dentro ou fora de campo.
“O conceito do Pese está voltado para o aspecto social, embora muitos garotos já demonstrem qualidades para seguir uma carreira profissional nos campos. Mas o que os profissionais daqui tentam mostrar para eles é que é preciso formar o cidadão. Seja como jogador ou em qualquer outra profissão, existe um caminho para ser seguido, que é o da educação. E isso eles têm aqui, desde que adentram no portão”, disse Magno.
Um desses garotos é Jonatas da Silva Almeida, 13, que está matriculado no núcleo do Valentina que funciona no Centro de Treinamento Ivan Tomaz. Morador do bairro, ele conta que é um dos primeiros a chegar nos treinamentos, sempre as quartas e sextas feiras. Segundo ele, uma rotina que já mudou a sua vida. “Antes eu não tinha onde jogar futebol. Chegava da escola e ficava sem ter muito o que fazer. Agora eu posso jogar futebol em um campo excelente, com material esportivo e com os professores”, destacou.
Entre uma defesa e outra, Jonatas vai se destacando como goleiro, posição que escolheu dentro dos gramados, embora o seu sonho navegue em direção oposta, o de seguir carreira militar, na Marinha. “É um sonho meu. Eu adoro futebol, mas, no futuro, quero ser da Marinha. Enquanto isso, vou fazendo o que gosto.
Ele garante que não terá duvidas, caso tenha que fazer uma escolha no futuro, e explica: “Mesmo jogando futebol, acho que estou no caminho certo para um dia ser da Marinha. Uma das coisas que mais gosto aqui, é a disciplina”, concluiu.
Disciplina que dialoga do campo para a sala de aula. O critério para a criançada participar do Programa Esportivo Educacional (Pese), é ter um bom desempenho escolar.
Amadorismo com estrutura – Enquanto a criançada vai aprendendo os primeiros fundamentos do futebol no Pese, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) incentiva a prática de esportes nos bairros. As comunidades do Portal do Sol e do Cidade Verde já dispõe de campos de futebol com estrutura para a prática de futebol com estrutura. Os campos professor Evangelista Benedito da Silva e Manoel Antônio, respectivamente, foram inaugurados com torres de iluminação, vestiários, salas administrativas, banheiros e alambrado.
Ambos foram construídos em espaços que eram subutilizados pela população, mas que agora, dispondo de estrutura adequada, vem para fortalecer o desporto dos bairros. “O foco da nossa gestão é dar mais qualidade de vida às pessoas. Não importa se o bairro é grande ou se é pequeno. O que importa é levar os equipamentos para que a população se sinta representada”, ressaltou Luciano Cartaxo.
Os outros bairros que serão contemplados são Colinas do Sul, Paratibe e Gramame. O projeto que visa levar esportes para os bairros, no entanto, é bem mais amplo e prevê a construção de 20 campos.
Vida Saudável – A boa saúde passa pela qualidade de vida. Para auxiliar as pessoas a saírem da rotina e se exercitar, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Secretaria de Educação (Sedec) desenvolve o projeto João Pessoa Vida Saudável.
São 38 professores e dois coordenadores ajudando a levar qualidade de vida para centenas de pessoas em 15 praças da Capital. Os profissionais da PMJP atuam orientando a população com atividades físicas, que compreendem a prática de alongamentos, aeróbica e dança.
“Comecei 2015 de um jeito diferente. Tenho como objetivo perder peso e manter a saúde em dia, já que no ano passado, eu comi muita besteira e ganhei uns quilinhos, o que me trouxe prejuízos à saúde.”, disse a dona de casa Jéssica Santos, que vê no programa, o primeiro passo para superar problemas cardíacos e ansiedade.