Esportistas aprovam plano de ocupação para novo espaço dos esportes radicais na Lagoa
Max Oliveira
Representantes do skate, patins e BMX da Capital estão entusiasmados com a proximidade da inauguração do espaço dos esportes radicais que vai funcionar no novo Parque Solon de Lucena. Na noite desta sexta-feira (20), eles aprovaram o plano de ocupação para o local, elaborado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), que prevê a organização de horários para o uso da pista, realização de competições, além de escolinhas para iniciantes.
Durante a apresentação do plano, que aconteceu no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), que fica localizado na Avenida Ruy Barbosa – Torre, os esportistas também elogiaram o projeto da pista, em formato Bown Flow Park, que vai abrigar as três modalidades de esportes, contando ainda no entorno com paredão para escalada, espaço para Slackline e área de convivência para os amantes dos esportes radicias.
O equipamento está sendo construído dentro das especificações de federações internacionais de skate para receber eventos de grande porte. O coordenador de esportes radicais da Sejer, Jason Alexander, que foi atleta durante mais de uma década, competindo por vários lugares do Brasil, destaca a importância do espaço para o esporte da Capital, que vai, segundo ele, contribuiu para o fomento de novos atletas e oferecer qualidade de vida para quem pratica.
“Tenho amizades no skate que já dura mais de vinte anos, e acho que é a maior prova de como o esporte e um equipamento como esse contribui para a cidadania e promove o bem estar. A gestão do prefeito Luciano Cartaxo cuida das pessoas, e é através do esporte também. Estamos tendo a oportunidade de escrever uma nova história para o Parque Solon de Lucena, onde, no futuro, poderemos contar para os nossos filhos como começou a história de grandes campeões”, disse.
No encontro ficou definido ainda a criação de uma comissão composta por representantes de cada modalidade esportiva para organizar os horários para a prática dos esportes, estabelecer regras para o uso de equipamentos de segurança (capacete, cotoveleira e joelheira), além de aspectos de manutenção da pista. Quanto a solicitação para eventos e competições, ficará a cargo da organização geral do parque, que terá a frente Américo Cabral, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
Skate – “O plano de ocupação precisa de pequenos ajustes, mas estaremos dialogando para acertar. Acredito que estamos no caminho certo, e vai superar as expectativas dos usuários, sem dúvidas. A prefeitura está de parabéns”, disse o presidente da Associação de Skate da Paraíba, Henrique Falcon.
Patins – “A gente sempre acreditou na secretaria de esportes da prefeitura, tendo à frente da coordenação de esportes radicais um cara como o Jason Alexander, que é do meio e sabe as nossas carências. Essa nova pista representa uma nova era”, afirma o presidente da Federação Paraibana de Patinação, Eduardo Oliveira.
BMX – “A primeira impressão foi ótima, basta estabelecer um bom diálogo entre as três modalidades para fazermos o bom uso da pista. Outra coisa importante é que cada cidadão zele por esse equipamento, que só vai trazer benefícios para a nossa população”, ressaltou Zé Darlan, praticante de BMX há mais de 33 anos na Capital.