Estação Cabo Branco abre a exposição “Âmago”, de Júnior Pimenta

Por - em 601

Do pó ao pó, videoperformance, Júnior Pimenta.Está em cartaz até 3 de novembro, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a exposição “Âmago”, do artista plástico cearense Júnior Pimenta. São sete trabalhos representando a interação do artista com a natureza, em protesto contra questões diversas, da concentração da propriedade da terra à fragilidade pessoal. A visitação é gratuita.

É o que pode ser visto nas obras “Homem-estaca”, “Escora” e “Homem-bambu”. Já “Fusão” traz terras da Colômbia e de Fortaleza misturadas em uma mesma instalação, uma reflexão sobre territórios irmanados sem fronteiras. O vídeo “Do pó ao pó” faz reflexões acerca de uma tradição ancestral colombiana.

Há também duas séries de fotografias: “Móvel”, que enfatiza o fenômeno das dunas das praias do Ceará; e “Parábola”, onde o artista constrói uma linha imaginária, como uma espécie de percurso.

“Âmago” é resultado de um encontro em 2012 entre Júnior Pimenta e a crítica de arte e curadora Ana Cecília Soares, numa residência artística na Colômbia, no espaço Residência em la Tierra, zona rural da cidade de Montenegro. As obras apresentam um diálogo entre corpo e paisagem, deslocamentos territoriais e afetivos que perpassam o artista como marcas de errâncias pelos lugares. Registro de uma subjetividade contaminada pelo campo e pela cidade.

No encerramento da exposição, estão programados uma palestra do artista e da curadora sobre o processo de idealização da exposição e o lançamento do catálogo-título da mostra.

Serviço:

Exposição “Âmago”, de Júnior Pimenta
Em cartaz até 3 de novembro
Local: 2° pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8303/8270

Contatos: Ana Cecília Soares, (85) 9925-1740, Júnior Pimenta, (85) 9936-6511

Entrada gratuita