Estação Cabo Branco abre exposição de aquarelas ‘João Pessoa, Minha Cidade’

Por - em 645

Fabrício - Monsenhor João CoutinhoA Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, em parceira com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PB), por meio da Casa do Patrimônio de João Pessoa e Coordenação do Patrimônio Cultural (Copac-PMJP), abre nesta quarta-feira (7), 19h, a Exposição “João Pessoa, Minha Cidade”, no segundo pavimento da Torre Mirante, de terça a sexta-feira, das 9h até 21h e sábados, domingos e feriados das 10h até 21h. A entrada é gratuita.

A exposição, intitulada “João Pessoa, Minha Cidade” é o resultado do trabalho de Educação Patrimonial desenvolvido pela Casa do Patrimônio de João Pessoa/Iphan-PB e Coordenadoria do Patrimônio Cultural junto às escolas municipais João Coutinho, Frei Afonso (do bairro do Róger), Damásio Franca e Santos Dummont (do Distrito Industrial).

Compõe a mostra um conjunto de 20 aquarelas retratando os bens históricos da cidade, produzidas pelos alunos que participaram de oficinas de sensibilização, aulas de campo e oficina de aquarela, ministrada pelo artista plástico e arquiteto Sóter Carreiro. A exposição foi pensada e construída pelos 20 alunos selecionados, que foram previamente submetidos a um curso de capacitação em ‘História da Arte’ que contemplou a visitação a algumas galerias de artes locais.

Utilizando a interatividade como ferramenta, a exposição propõe um diálogo com o público, que poderá contribuir com suas opiniões e conhecimentos acerca do patrimônio cultural, com textos ou ilustrações afixadas num grande mural sobre o que pensam a respeito do tema.

A exposição ficou em cartaz na Casa do Erário, na Praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa, por quatro meses e foi vista por aproximadamente 3 mil pessoas. “O objetivo da exposição é despertar esse pertencimentos nas pessoas, em especiais nas crianças e adolescentes, para que tenham esse novo olhar sobre o patrimônio cultural local”, explicaram os técnicos do Iphan, Olga Enrique e Átila Toletino.

Educação Patrimonial – A Casa do Patrimônio de João Pessoa é um programa vinculado à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB), que tem como finalidade promover ações de Educação Patrimonial no Estado.

O projeto “João Pessoa, Minha Cidade”, foi desenvolvido em parceria com a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), e teve como objetivo trabalhar o patrimônio cultural do Centro Histórico de João Pessoa com alunos das escolas localizadas nessa área e no seu entorno. Buscou promover com os estudantes a reflexão sobre a relação deles com o patrimônio cultural, de modo a construir alternativas de valorização e preservação dos bens culturais.

As ações da Casa do Patrimônio de João Pessoa são desenvolvidas de forma compartilhada e sistemática, com a realização de oficinas; produção e distribuição de material didático-pedagógico; capacitação de professores, monitores e agentes culturais; promoção de exposições com a temática do patrimônio cultural, entre outras atividades.

Serviço:

Eexposição “João Pessoa, Minha Cidade”

Abertura: 7 de agosto (quarta-feira)

Local: Segundo pavimento da Torre Mirante

Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h até 21h, e sábados, domingos e feriados, das 10h até 21h.

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Face: www.facebook.com/estacaocb

 

CONTATOS PARA IMPRENSA:

Casa do Patrimônio

Fone: 3241-2896 /2959

Olga Enrique (Técnica) – 9975.0891