Estação Cabo Branco adere ao ‘Novembro Azul’ e ilumina espaços com a cor da campanha

Por - em 673

Adriana Crisanto

 

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, se ‘vestiu’ de azul para alertar aos homens sobre as doenças que mais os afetam, em especial o câncer de próstata. A torre mirante e os prédios administrativos estão iluminados para se aliar a campanha nacional. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programou ações e disponibiliza serviços na sua rede de prevenção.

“Assim como no mês passado, quando aderimos ao Outubro Rosa, agora em novembro também abraçamos essa campanha para alertar os homens para importância da prevenção”, afirmou Marianne Góes, diretora da Estação Cabo Branco.

O Instituto Lado a Lado pela Vida, que trouxe uma abordagem pioneira sobre a saúde do homem no Brasil, disponibilizou, na sua página eletrônica (www.ladoaladopelavida.org.br/campanha/novembro-azul), uma lista das doenças que mais afetam a saúde masculina em todas as fases da vida. Ao clicar em cada uma delas, é possível encontrar informações sobre diagnóstico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento.

Na fase adulta, por exemplo, aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer. Já na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.

Novembro Azul – Criada em 2011, a campanha, originalmente, visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no Brasil em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Nas redes sociais, a campanha usará as hashtags #novembroazul, #denovembroanovembroazul, #menospreconceito e #maisvida.