Estação Cabo Branco apresenta grupo musical Agaúna, sábado
O grupo musical Aguaúna (de São Paulo-SP) volta a se apresentar na Capital, desta vez no auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, neste sábado (17), às 17h30. No mesmo dia, às 15h30, os 11 zabumbeiros do projeto de percussão Tamborete vão tocar e cantar no Terraço Panorâmico da Torre e, em seguida, o Grupo da Danças Folclóricas Tenente Lucena, do Sesc, se apresenta no anfiteatro. A programação é gratuita.
Aguaúna utiliza-se de instrumentos musicais de diversos lugares do mundo como a Cítara indiana, o Didjeridoo aborígene australiano, a Kalimba, o Djembé e o Korá africanos, a Viola Caipira, o Baixo Fretless, o Xilofone, o Metalofone e vozes nativas.
O propósito do grupo é resgatar a linguagem da espontaneidade na criação artística, utilizando o conceito da visualização de cenários míticos. O Aguaúna mantém um laboratório de experimentação em seu local de ensaios para testar o limite e o alcance da estética da música de livre improvisação.
Quem é quem – Um dos integrantes do grupo é o paraibano autodidata, Pedro Osmar, que compõe músicas desde a adolescência, sem qualquer formação acadêmica, tendo sido gravado a partir de 1979 por Elba Ramalho, Amelinha, Lenine, Xangai e Zé Ramalho. Ele vem atuando desde a década de 70, como integrante do Grupo Jaguaribe Carne de Estudos.
Um outro integrante do coletivo é Ricardo Venerito, músico multi-instrumentista, artista plástico, terapeuta holístico, citarista há 15 anos, se dedica ao estudo das terapias vibracionais e da música clássica indiana método Hindustani Gharana Binkar Aluno de Alberto Marsicano, discípulo de Ravi Shankar e Krishna Chakravarty da Universidade de Benares – Índia.
Os outros dois componentes são Fábio Negroni e Soraia Bandeira. Ela, bastante conhecida do público pessoense, além de cantar, atualmente trabalha também como orientadora vocal. Já Negrone integra o grupo o Homem da Gravata Colorida e o quarteto de jazz Timbre e atua como professor de música, compositor e arranjador na cidade de São Paulo.