Estação Cabo Branco e Espaço Anwar realizam IV Festival de Dança

Por Adriana Crisanto - em 903

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes em parceria com o Espaço Anwar de Dança, da professora Séfora Santos, promovem, neste domingo (29), o IV Festival de Dança. As apresentações acontecem no auditório, a partir das 16h, com entrada gratuita para o público de todas as idades.

Este ano se inscreveram 213 grupos de dança e dançarinos (as) solo. Destes, foram selecionados 35 grupos e solos, nos vários estilos: jazz, balé, forró, pole dance, dança do ventre, hip hop, danças populares e outros. A seleção dos participantes foi realizada pela professora de dança Séfora Santos.

A professora Séfora Santos disse que o critério de seleção deste ano foi de quem enviasse a proposta de espetáculo primeiro e atendesse aos requisitos da ficha de inscrição, como tempo da trilha sonora (música), release do grupo e fotografia. Em 2016, se inscreveram no Festival de dança 92 grupos. No ano de 2017, foram aproximadamente 120 inscritos em estilos diferenciados.

A chefe do setor de Gestão Educacional e dançarina, Débora Carvalho, comentou que os festivais são muito importantes, pois servem de ponto de encontro dos dançarinos e espaço para troca de conhecimento. “Também abrem as portas para grupos não conhecidos mostrarem seus trabalhos”, acrescentou.

A coordenadora do Festival, Séfora Santos, ministra aulas de dança do ventre há mais de seis anos na Escola Dança Dois, no Castelo Branco e no Espaço Anwar, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

“Sempre fui envolvida com a dança por amor, mas infelizmente ainda é pouco divulgada. O festival nos oferece a oportunidade de expansão para os grupos de dança na Paraíba”, disse Séfora Santos.

Dia Internacional da Dança – O IV Festival de Dança acontece no mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional da Dança. A data foi instituída pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no ano de 1982, em comemoração à data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810).

Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

Serviço:

IV Edição Festival de Dança da Estação Cabo Branco

Inscrições encerradas

Data do festival: 29 de abril

Local: Auditório da Estação Cabo Branco

Hora: 16h

Mais informações:

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita

CONTATO PARA IMPRENSA

SÉFORA SANTOS (professora e coordenadora)

Fone: 9.8776.2358

Email: seforasantos@hotmail.com

Mais informações pelo fone e Whatsapp: 9.8776.2358