Estação Cabo Branco festeja Dia Nacional da Astronomia
O Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, comemora neste domingo (2) o Dia Nacional da Astronomia, com uma programação que inclui palestras e observação planetária. O evento será realizado na Torre Mirante, a partir das 17h30, com entrada aberta ao público. A observação depende das condições climáticas para acontecer.
A programação é uma parceria entre a Estação Cabo Branco, a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Astronomia do Instituto Federal da Paraíba (Nepa).
Palestras – Segundo o professor responsável pelo Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, o evento contará com palestras explicativas sobre cada instituição participante. O professor Tomaz Passamania fará uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pela APA. enquanto Francisco Nóbrega falará a respeito da Nepa. “Teremos ainda uma palestra com o professor Paulo Valberto sobre o uso do Stellarium, um programa de computador gratuito que simula um céu realista”, disse Jerônimo.
Oposição de Júpiter – De acordo com professor, o único planeta passível de observação neste domingo será Júpiter. “Coincidentemente, no Dia Nacional da Astronomia, também vai ocorrer a oposição de Júpiter, isto é, quando o planeta está mais próximo da terra e pode ser observado com mais detalhes”, explicou. A lua, Marte e outros planetas não poderão ser observados.
Júpiter é o quinto objeto mais brilhante no céu, depois do Sol, da Lua, de Vênus e de Marte. É o maior planeta do Sistema Solar, tanto em massa, quanto em diâmetro, e o quinto mais próximo do Sol. Possui ao menos 64 satélites, dos quais se destacam os quatro descobertos por Galileu Galilei, em 1610: Ganímedes (o maior do Sistema Solar), Calisto, Io e Europa.
Para a observação, será permitido o uso de equipamentos particulares dos participantes, tais como lunetas, telescópios e binóculos. As instituições participantes também vão disponibilizar alguns equipamentos.
Dia Nacional da Astronomia – O dia 2 de dezembro foi instituído o Dia Nacional da Astronomia em homenagem ao aniversário do imperador Dom Pedro II. Apaixonado por astronomia, Dom Pedro criou o Observatório Nacional no Rio de Janeiro, em 1827, e foi um grande incentivador da área.
Serviço:
Dia Nacional da Astronomia
Data: Domingo (2)
Hora: 17h30 à 20h30
Entrada franca
Informações: 3214.8303/ 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Contato para a imprensa:
Marcos Jerônimo – Astronomia
Fone: (83) 9137.3987 – 8718.7667
Email: mjr@bol.com.br