Estação Cabo Branco lamenta o falecimento do artista plástico Percy Fragoso

Por Adriana Crisanto - em 1568

percy1A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes lamenta o falecimento na manhã desta sexta-feira (19), do artista plástico Percy Fragoso, 67 anos, vitimado por câncer no pulmão. O artista abriu recentemente exposição de desenhos em carvão intitulada “Paisagem do Interior”, na Galeria da Estação das Artes, no Altiplano. É uma mostra de desenhos em carvão sobre cartão, uma das especialidades dele.

A curadora geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França, lamentou o falecimento do artista e disse que ele era um dos poucos que ainda trabalhava com a técnica do carvão em cartão e que fazia a própria moldura das telas que desenhava e pintava.

Percy Fragoso era natural de Boa Viagem, Estado do Ceará, mas residia em João Pessoa (PB) há alguns anos, era casado e pai de dois filhos. Como todo bom filho do Sertão, Percy acreditava que nunca deixou a sua terra. Ele dizia que o tema de suas obras o levava de volta ao passado: “É a minha inspiração. Faço de minhas obras uma poesia dedicada ao Sertão”, comentou.

Além de artista plástico Percy foi fotógrafo, por muitos anos, e ainda utilizava as técnicas da fotografia naspercy8 pinturas, como composição, iluminação e cores. A arte de Percy não se resumia somente à tela, pois a própria moldura, feita de madeira rústica, desponta como elemento de alusão ao universo sertanejo.

A artista plástica, Evanise Santos, comentou que Percy era apaixonado pelas coisas do sertão e do interior. Ele e o artista plástico Wilson Figueiredo foram os responsáveis por imprimir a xilogravura Cavalo Marinhos no prédio amarelo da Estação Cabo Branco. Percy será velado na central de velórios do Parque das Acácias a partir das 17h e seu sepultamento será sábado (20) às 10h.