Estação Cabo Branco promove sarau em homenagem ao Cariri nesta quinta

Por - em 442

lajedo_pai_mateus_7A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, promove nesta quinta (26), às 19h, o sarau “Coisas do interior – O Cariri em versos”, um tributo às potencialidades literárias e artísticas da região localizada entre o Agreste e o Sertão da Paraíba. O Varal Poético será conduzido pelo declamador Felizardo Moura, da cidade de Prata, um entusiasta do Cariri no seu CD de poesias recitadas, “Sertão Diverso”. O evento acontece no Terraço da Torre Mirante, com entrada gratuita.

A proposta do Varal Poético é propor um encontro mensal em que a literatura seja expressa das suas mais diversas formas: declamada, escrita e encenada.

Esta edição será aberta por um esquete conduzido pelo diretor Flávio Melo com alunos da turma de teatro da Estação. Em seguida, estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Padre Paulo Roberto de Oliveira, recitarão uma poesia e distribuirão cordéis próprios ao público presente. Na ocasião, também será exibido um documentário da estudante de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ana Célia, sobre a vida e a obra do pintor e poeta de Sumé, Miguel Guilherme, morto em 1995. A plateia também terá alunos convidados da Escola Frei Albino, do Bessa.

“A intenção desta edição do Varal é mostrar o Cariri, seja por seus poetas, seja por suas características presentes na literatura”, diz Maria Hawley,(de Sumé) assessora técnica do setor de Gestão Educacional, responsável pelo projeto. “Em vários encontros de poesia e saraus no interior, observei uma grande presençade pessoas, então pensei: por que não trazer o Cariri para cá?”, reflete. “Mesmo com todas as dificuldades, a região tem uma veia poética muito latente”, reconhece. Há várias coletâneas de poesia publicadas demonstrando isso, a exemplo de “Cariri em Versos” e “Nação Caririzeira”.

Projeto – “Varal Poético” é um trocadilho entre a palavra “sarau” e o local onde trechos das obras dos artistas convidados ficam expostos antes de serem recolhidos pelo público para a declamação. A proposta é incentivar as várias interpretações da palavra num clima de descontração. Cada pessoa se dirige ao varal, escolhe as estrofes que mais lhe agradam e as declama segundo a sua interpretação.

Pelo projeto já passaram de cantores e poetas a atores, como a dupla Os Nonatos, o crítico musical Ricardo Anísio, a poetisa e militante feminista Vitória Lima e o ator Marco di Aurélio. Todos foram garantia de noites cheias na Estação Cabo Branco e Estação das Artes.

Serviço:

Varal Poético em tributo ao Cariri

Data: quinta-feira (26)
Local: Terraço da Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Hora: 19h
Informações: 3214-8303/8270

Entrada gratuita