Estação Cabo Branco realiza III Semana do Músico a partir desta terça

Por - em 986

Será realizada a partir desta terça-feira (20), até o próximo domingo (25), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, a III Semana do Músico. O evento proporciona ao público uma ampla variedade de apresentações culturais e workshops gratuitos com a presença de renomados artistas nacionais e internacionais. Nesta edição, a semana conta com a parceria do projeto Circuito de Mostra de Jazz Brasil, aprovado pelo MinC.

Com o foco na música instrumental, o evento traz talentos locais como o grupo JP Sax; o baterista e percussionista Guegué Medeiros (da banda de Chico César); os músicos do Quarteto de Trombones e da Camerata Popular da Paraíba, além dos jovens flautistas da ONG Pequeno Davi.

Já em relação aos artistas de outros estados, a exemplo de São Paulo, confirmaram presença a decana Banda Mantiqueira, com seus 14 integrantes de formação enraizada na MPB, e a Traditional Jazz Band, com apresentações pela América Latina e EUA. Também há representantes promissores dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão, como o baterista Júnior Eugênio, o pianista PC Bezerra e o guitarrista Ozielzinho, respectivamente. Só da Bahia confirmaram presença três artistas: os percussionistas Cara de Cobra e Ambru (da banda de Ivete Sangalo) e o guitarrista Luciano Magno.
Internacional – Na lista de artistas internacionais está o pianista cubano de Guantánamo, Pepe Cisneros, fundador da banda Pepe Cisneros Cuba 07. Este irá ministrar uma oficina e também faz show na quinta (22).

A fusão de flamenco, jazz e música brasileira, fruto da cabeça do hispano-argentino Sebastian Pitre, do grupo Flamenkinho (com apresentação no dia 21), dá o tom de world music prevalente da Semana do Músico. “A proposta do evento, cujo principal chamariz é as oficinas, é provocar a troca de experiências entre artistas de eixos extremos do Brasil, sem a qual talvez isso não fosse possível. A nossa produção musical é respeitável e merece ser conhecida também lá fora”, ressalta Rivaldo.

Workshops – Os interessados em participar dos workshops devem ficar atentos, pois as inscrições para cada atividade serão realizadas na hora e não há restrição de idade para participar. As oficinas acontecem a partir das 14h, no auditório da Estação Cabo Branco ou nos miniauditórios da Estação das Artes.

As vagas disponibilizadas para cada atividade limitam-se ao preenchimento dos assentos no espaço.  “Apenas é recomendável que o interessado possua um mínimo conhecimento técnico do instrumento pretendido. Mas qualquer pessoa pode assistir as oficinas como ouvinte”, ressalva Rivaldo Dias, chefe do setor de eventos e organizador da Semana.

Os workshops são de bateria, piano, guitarra, clave urbana, percussão, guitarra e trompete (confira os dias e horários na programação abaixo). A expectativa, de acordo com a organização do evento, é de lotar os espaços disponíveis, assim como ocorreu nas primeiras duas edições.

Confira a programação de shows e dos workshops da III Semana do Músico:

Shows:
Terça-feira 20/11
JP Sax (PB), 18h
Traditional Jazz Band (SP), 20h
Local: Anfiteatro

Quarta 21/11
Flamenkinho (PB), 18h
Guegué Medeiros (PB), 20h
(Lançamento do CD “Aos Meus”)
Local: Anfiteatro

Quinta 22/11
Quarteto de Trombones (PB), 18h
Pepe Cisneros e Cuba 07 (SP), 20h
Local: Anfiteatro

Sexta 23/11
Banda Mantiqueira (SP), 20h
Local: Auditório

Sábado 24/11
Grupo de flautas da Escola Pequeno Davi (PB), 17h
Maestro Rogério Borges e Camerata Popular da Paraíba, 18h
Local: Auditório

Domingo 25/11
Eraldo Sousa e Banda (PB), 17h
Banda 5 de Agosto (PB), 18h
Local: Auditório

Workshops:
Terça 20/11
Bateria, com Cidão (Traditional Jazz Band, de SP)
Local: Auditório, às 16h

Quarta 21/11
Piano, com PC Bezerra, de Natal (RN)
Local: Miniauditório 1 da Est. Das Artes, às 14h

Guitarra e improvisação, com Joca Costa (PB)
Local: Miniauditório 2 da Est. Das Artes, às 15h

Bateria, com Júnior Eugênio (PE)
Local: Auditório, às 16h

Quinta 22/11

Piano e clave cubana, com Pepe Cisneros (Cuba)
Local: miniauditório 1 da Est. das Artes, às 16h

Percussão, com Cara de Cobra e Ambru (BA) (percussionistas de Ivete Sangalo)
Local: Auditório, às 16h

Guitarra, com Zé Filho (PB), Luciano Magno (BA) e Ozielzinho (MA)
Local: Auditório, às 19h

Sexta 23/11
Workshop sobre o livro “Ritmos de Vera Cruz”, com o baterista Beto Preah Parahyba (PB)
Local: Miniauditório 2 da Est. das Artes, às 14h

Trompete, com Walmir Gil (SP)
Local: Miniauditório 1 da Est. das Artes, às 16h