Estação Cabo Branco sedia VI Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais
A Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes sedia a partir desta terça-feira (23) pela manhã, o VI Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais (Cobradan). O evento técnico e científico reunirá, até o próximo dia 26 de abril, profissionais (professores e pesquisadores), estudantes (cursos técnicos, graduação e pós-graduação) e produtores rurais, visando divulgar e discutir sobre o controle alternativo de insetos, doenças e plantas invasoras nos agroecosistemas. Neste ano, o tema central do evento é “Defensivos Naturais na Agricultura: Da Prospecção a Utilização”.
O organizador do evento, Raul Porfirio, disse que o objetivo é fomentar e difundir os conhecimentos relacionados aos defensivos naturais na agricultura, desde a sua prospecção até a sua utilização por produtores. O evento teve início pela manhã com as inscrições, recebimento do material e credenciamento dos inscritos. Em seguida aconteceu a palestra “Desenvolvimento de patógenos de insetos como biopesticidas e inoculantes para o controle de pragas de insetos e logo após aconteceu a apresentação de pôsters sobre “Manejo de fitoblacterioses com defensivos naturais” e Controle biológico aplicado – Controle do Mal das folhas em seringueira pelo grupo Michelan”. A manhã foi encerrada com apresentação cultural de grupo folclórico.
O evento prossegue nesta quarta-feira (24), a partir das 9h, com a palestra “Utilização de patógenos para o controle de pragas”, que será ministrada por Antônio Batista Filho do Instituto Biológico de Campinas (Centro APTA). Logo mais acontece mesa-redonda mesa redonda com o tema: Emprego de Biofertilizantes no Controle de Insetos e Doenças. Em seguida palestra sobre “Uso de biofertilizantes na agricultura”, com o palestrante Lourival Ferreira Cavalcante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a partir das 10h30, palestra sobre Utilização de biofertilizantes no controle de doenças de plantas, com Kátia Cristina Kupper/ Instituo Agronômico de Campinas – Centro (APTA) Citros “Sylvio Moreira” e ainda a palestra “Utilização de biofertilizantes no controle de pragas”, com Marcos Barros de Medeiros (UFPB).
Após o intervalo do almoço acontecerá a palestra sobre a Utilização de predadores para o controle de pragas, com palestrante Ivan Cruz (Embrapa Milho e Sorgo), a partir das 13h30, em seguida haverá palestra sobre “Utilização de Trichogramma spp. na Agricultura”, o agrotécnicoRaul Porfirio de Almeida (Embrapa Algodão). A partir das 15h haverá palestra sobre o Controle biológico aplicado – utilização de Trichoderma no cultivo do melão no Rio Grande do Norte (RN), com Rui Sales Junior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ainda palestra com Nemix C, inoculante a base de Bacillus para uso em Cana-de açúcar com palestra de Lidiane Bueno de Moraes da FMC Brazil Regulatory Coordinator. Após o intervalo acontecerá apresentação de posters, a partir das 16h50.
Mais informações sobre o VI Cobradan podem ser conferidas pelo site http://www.vicobradan.com.br/cobradanembrapa/ ou pelo telefone 3182.4314. Confira a programação completa:
Quinta-feira (Dia 25 de abril)
Palestra: Manejo de fitonematoides com defensivos naturais – Leandro G. Freitas/Universidade Federal de Viçosa – UFV
Intervalo –09h50 às 10h
Mesa-Redonda Tema: Prospecção e utilização de plantas como defensivos naturais
Palestra 1: Prospecção química de produtos naturais
Palestrante: José Galberto Martins da Costa/Universidade Federal do Cariri – URCA
Das 10h às 10h30
Palestra 2: Utilização de inseticidas botânicos
Palestrante: Murilo Fazolin/Embrapa Acre
Das 10h30 às 11h
Palestra 3: Utilização de fungicidas botânicos
Palestrante: Katia Schwan Estrada/Universidade Estadual de Maringá – UEM
Das 11h às 11h30
Discussão/Mesa redonda
Das 11:30 às 11:50 h
Quinta-feira, Tarde de 25/04
Palestra: Controle de plantas daninhas, insetos e doenças das lavouras por meio de bioativos derivados de espécies vegetais: empirismo x ciência.
Palestrante: Roseane Cavalcanti dos Santos/Embrapa Algodão
Das 13:30 às 14:20 h
Mesa-Redonda – Tema: Registro e certificação de defensivos naturais
Palestra 1: Autorização de acesso para desenvolvimento de produtos biológicos, de acordo com a medida provisória n.º 2.186-16, de 2001
Palestrante: Rosa Míriam de Vasconcelos/Cenargen
Das 14:20 às 14:50
Palestra 2: Registro de defensivos naturais para a agricultura orgânica
Palestrante: Rogério Pereira Dias/MAPA
Das 14:50 às 15:20 h
Palestra 3: Empreendorismo e regulação de defensivo
Sexta-feira (Dia 26 de abril)
Palestra: Fundamentos da homeopatia e uso no controle de doenças de plantas
Palestrante: Thulio Antunes de Arruda/Universidade Estatual da Paraíba – UEPB
Das 09:00 às 09:50 h
Palestra: Utilização da homeopatia no controle de pragas
Palestrante: Francisco Luiz Araújo Câmara/Universidade Estadual Paulista – UNESP
Das 09:50 às 10:40 h
Intervalo
Das 10:40 às 10:50 h Premiação dos Concursos: Trabalhos Científicos/Fotografia
Das 10:50 às 11:20 h
Plenária e Encerramento
Das 11:20 às 12:00 h
Serviço:
VI – Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais
Home: http://www.vicobradan.com.br
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, bairro Altiplano.
Fones: 3214-8270/8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
Twitter: @estacaocb
Contato para imprensa
Coordenador do evento – Raul Porfírio
Fone: 3182.4314