Estação Cabo Branco tem programação especial para o Dia das Crianças

Por - em 291

Uma programação especial, recheada de atrações artístico-pedagógicas, vai movimentar a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, neste sábado (12), Dia das Crianças. Das 10h às 21h, a garotada será recebida com uma maratona de oficinas, recreação, lançamentos de livros e apresentações de arte popular. “Como é o dia em que a Estação recebe mais visitantes na semana (ano passado, registramos um pico de 4 mil pessoas, em média), ofertaremos mais atividades”, informa o chefe de Gestão Educacional, Pedro Henrique da Luz.

Às 10h, a Companhia Lua Crescente vai fazer uma oficina de acrobacias, malabares e pernas de pau para crianças de 8 a 13 anos, na Sala de Práticas Educacionais. “É para aproximá-los do universo circense, apresentar-lhes o outro lado do picadeiro e também diverti-los”, diz o oficineiro Kleber Marone.

No Salão Panorâmico, espaço localizado no segundo andar da Torre Mirante, existe o Espaço Crescer, um local preparado para recepcionar a criançada até as 17h. “É um local ambientado com temas marítimos para receber os pequeninos com brincadeiras, oficinas e contação de histórias”, explica a vice-diretora, Lúcia França.

Lançamento de livros – É lá que, às 15h, os escritores Maria Valéria Rezende e André Ricardo vão fazer o lançamento conjunto de seus livros infantojuvenis, com direito à sessão de autógrafos. “Jardim de Menino Poeta”, de Maria Valéria Rezende (Planeta do Brasil, 32 pág., R$ 24,90) contém minipoemas inspirados em haikais sobre temas da natureza. “A poesia está em tudo, no mundo, na curiosidade e na observação, tão aguçada nas crianças”, diz a escritora, que costuma fazer oficinas de leitura de poesia com elas, para depois apresentá-las a um “estudo de campo” num jardim, onde podem exercitar a sua capacidade criativa.

Já “Chá de Sumiço e Outros Poemas Assombrados”, de André Ricardo Aguiar, (Autêntica, 32 pág., R$ 29), a sua terceira incursão pelo mundo infantojuvenil em seis volumes, é um conjunto de minicontos e personagens de terror – Frankenstein, vampiros, morcegos, almas penadas, coveiros, bichos-papões –, cada um às voltas com suas pequenas aflições e dilemas cotidianos, mostrando como os monstros também são gente como a gente. Tem poemas lúdicos e líricos, curtos e bem-humorados. “Exploro o medo, como as coisas que podem assustar são mais frutos da imaginação e de que é possível enxergar o outro lado através do humor”, resume André Ricardo.

Demais atrações – Às 16h, o folguedo Boi de Fulia do Grupo Teatral Carlitos, de Bayeux, se apresenta no anfiteatro, seguido pelo Projeto Samuzinho, às 17h, que vai prestar noções sobre como agir em procedimentos de urgência, como em uma situação de parada cardiorrespiratória.

“As crianças vão assistir a simulações de infarto num boneco, aprender a fazer compressões e tomar medidas preventivas para salvar uma vida antes da chegada de um atendimento especializado”, diz a estudante de Enfermagem e monitora da Estação, Ana Carolina Carneiro. A oficina é voltada para maiores de 6 anos e vai ser comandada por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e estudantes de Enfermagem e Medicina.

Um planetário extra, instalado na Sala de Convenções, é uma novidade da Semana da Criança deste ano. “Todo esse mosaico cultural permite que a criança tenha contato com manifestações da arte popular ao erudito em apenas uma semana: é uma experiência educativa transformadora”, ressalta Rivaldo Dias, à frente da divisão de Eventos.

“Só em número de estudantes na semana, ultrapassamos a marca dos 2 mil”, comemora Pedro Henrique da Luz. Por ser um ponto turístico seguro, gratuito e com atrações variadas, a Estação Cabo Branco acaba revertendo os seus pontos fortes em agrados tanto para pais como para filhos. A programação da Semana da Criança segue até o domingo (13), com um concerto de encerramento comandado pela Orquestra de Violões da Paraíba.

Programação da Semana da Criança

 

 

 

12/10

Sábado

9h às17h

Espaço Crescer                   2º pavimento

10h às 12h

Oficina de Acrobacias e Malabares – Cia. Lua Crescente

Sala de Práticas Educacionais

15h

Lançamento de livros

Espaço Crescer

            15h30 Batuke Alegria

Área externa

16h

Apresentação Boi Folia

Anfiteatro

17h

Projeto Samuzinho

18h

Premiação TV Correio

18h

Apresentação Orquestra Sinfônica Infantil

 

       13/10

 Domingo

10h às 17h

Espaço Crescer                  2º pavimento

18h

Apresentação Orquestra de Violões

Auditório

Entrada gratuita