Estação comemora 5 anos de atividade educativa, artística e cultural
Para comemorar os cinco anos de atividade educativa, artística e cultural a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes elaborou uma intensa programação de aniversário para o mês de julho. A abertura oficial será nesta quarta-feira (3), com concerto da Banda Sinfônica do município de João Pessoa, no auditório da Estação Cabo Branco, 18h, com entrada gratuita.
Mas, logo pela manhã acontecerá uma maratona de oficinas artísticas e pedagógica de violão, brincadeiras populares, contação de história, dança popular, desenho, flauta, percussão e teatro para a garotada que se encontra em período de férias escolares.
A diretora geral, Marianne Góes, comentou que é um orgulho está à frente de uma casa que leva educação, arte e cultura de forma gratuita para toda população de João Pessoa. “Que possamos estar juntos nos próximos anos com muita força, amizade, fidelidade, superando necessidades e transformando sonhos em realidade”, comentou a diretora.
Um dos destaques da programação é lançamento do CD do artista plástico Rodrigues de Lima, no auditório da Estação, às 18h30, e a apresentação do grupo Maracahyba, no dia 7 de julho, no anfiteatro, a partir das 18h. No mesmo dia haverá apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”, no auditório, às 19h. Além da apresentação, dia 28 de julho da Orquestra de Violões da Paraíba, 19h, no auditório da casa.
Exposição – O visitante que chegar a Estação Cabo Branco neste mês de julho poderá prestigiar a exposições: “Walking” (Caminhando) da artista plástica Maria Helena, aberta até o dia 14 de julho, na Estação das Artes. A mostra aborda em vídeos exibidos por projetores, porta-retratos digitais e televisões (de tubo, LCD e LED) as andanças solitárias da artista carioca, radicada em João Pessoa, Maria Helena Magalhães por locais públicos da Inglaterra e do Brasil, como praças, metrôs e praias, em que a videomaker gravou o caminhar apressado seu e dos outros pedestres.
A vice-diretora e curadora geral, Lúcia França, disse que nestes cinco anos a Estação Cabo Branco tem se tornado um campo aberto para todas as artes, que passam não só pela identidade de gênero, mas também pela inclusão social, com na mostra que tem sido bastante visitada, intitulada “Sensibilidade à Flor da Pele”, que permanece aberta até o dia 14 de julho, no 1º pavimento da Torre Mirante. A exposição é um convite à exploração dos sentidos na abordagem da obra de arte. Elas emitem cheiro, sons e comunicam por texturas muito além do limite da composição visual, transformando a mostra numa experiência sinestésica para quem nasceu sem enxergar.
Novidades – Para este mês de julho estão sendo programadas duas grandes exposições: “O Egito sob o olhar de Napoleão”, uma parceria com o Banco Itaú Cultural. A coleção é advinda da expedição que o general francês Napoleão Bonaparte fez ao Egito em 1798, quando tomou as cidades de Alexandria e do Cairo acompanhado de 34 mil militares e uma comitiva de 167 estudiosos e cientistas de diversas áreas, que registraram tudo em livros contêm estudos de arqueologia, topografia, religião e história natural. Será aberta no dia 14 de julho, a partir das 19h, no 1º pavimento da Torre Mirante.
A segunda exposição com a mesma temática é Egito Arqueologia do Sagrado, de autoria da fotojornalista Kenia de Aguiar Ribeiro. As imagens foram realizadas em diversas localidades no Egito, incluindo sítios arqueológicos, museus e espaços contemporâneos, como a atual edificação da Biblioteca de Alexandria. Arquelogia do Sagrado é um projeto de documentação fotográfica que, segundo a autora “busca captar algo da chama espiritual de grandes civilizações que nos antecederam no tempo”. A exposição ficará exposta no 2º pavimento da Torre Mirante.
A Estação Cabo Branco funciona de terça a sexta-feira de 9h até as 21h e sábados, domingos, e feriados das 10h até 21h. Confira toda a programação do mês abaixo:
Período: 3 a 30 de julho
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano, João Pessoa, PB:
Fone: 83.3214.8270 – 3214.8303.
www.joaopessoa.gov.br/estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
Twitter: @estacaocb.
Abertura:
Dia 3
Concerto da Banda Sinfônica de João Pessoa
Local: Auditório da Estação Cabo Branco
Hora: 18h
Entrada gratuita
Contato: Rômulo (8875.7477)
Maratona de oficinas
Local: Sala de Práticas Educacionais
Hora: 9h às 21h
Entrada gratuita
Dia 05
Arte Ioga
Professor: Sansão do Espaço Arte Yoga
Hora: 19h às 21h
Local: a ser definido dependendo dos eventos da casa
Entrada gratuita
Contato: 9824.8600 – 9121.9750
Dia 6
Lançamento do CD Rodrigues de Lima
Local: Auditório
Hora: 18h30
Entrada gratuita.
Contato: Rodrigues Lima (8846.3687)
Estacine Cult – mostra documentários
Filme: A Revolução Não Será Televisionada / Chavez: Inside The Coup (Irlanda, 2003)
Hora: 16h – Duração: 74min – Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Documentário – Direção: Kim Bartley e DonnachaO’Briain
Sinopse: Coincidiu a tentativa de golpe contra Hugo Chavez na Venezuela com a presença de uma equipe internacional de televisão, que puderam dar um relato de primeira mão, desmistificando a trama. Um excelente documentário sobre o comportamento das nossas tradicionais “elites” latino-americanas.
Dia 7
Grupo Nação Maracahyba
Local: Anfiteatro
Hora: 18h
Entrada gratuita.
Atração2: Espetáculo O MÁGICO DE OZ
Local: Auditório
Hora: 19h
Contato: Kennedy Costa – 8824.5712 – 8890.7123
Estacine Grandes Nomes – Mostra Ricardo Darín (Comentários de Andrés Von Dessauer)
Filme: Um Conto Chinês / Um Cuento Chino (Argentina, 2011) – Duração: 93min
Classificação indicativa: 12 anos – Gênero: Comédia
Direção: Sebastián Borensztein – Elenco: Ricardo Darín, Muirel Santa Ana, Ignacio Huang, IvánRomanelli
Sinopse: David Huxley, um paleontólogo com casamento marcado, vai jogar golfe com o objetivo de agradar seu oponente e facilitar a doação de um milhão de dólares para o museu onde trabalha. Até que conhece Susan Vance, uma rica herdeira acostumada a ter tudo o que quer, mas completamente inconsequente. Susan decide se casar com David, mas para mantê-lo ao seu lado ela utiliza todos os recursos possíveis, transformando a vida do pacato homem em uma sucessão interminável de problemas. Foi votada em 14º lugar pelo AFI dentre as melhores comédias de todos os tempos.
Dia 12
Atração1: Arte ioga
Professor: Sansão do Espaço Arte Yoga
Hora: 19h às 21h
Local: a ser definido dependendo dos eventos da casa
Entrada gratuita
Contato: 9824.8600 – 9121.9750
Dia 13
Atração1: Estacine Cult – Mostra Documentários
Filme: Buena Vista Social Club (Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos da América, Cuba, Brasil e França, 1999).
Hora: 16h. Duração: 110min. Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: Documentário – Direção: Wim Wenders
Sinopse: Em 1996, o guitarrista RyCooder foi a Cuba gravar um cd com músicos que estavam no ostracismo. Dois anos depois, voltou à ilha na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe para filmar este documentário. Em seu testemunho, Wenders se isenta de comentários políticos e privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos. Mostra ainda momentos antológicos de apresentações do grupo, alternados com depoimentos dos próprios músicos onde eles se sentem mais vontade: Havana.
Dia 14
Atração 1: Estacine Grandes Nomes – Mostra Ricardo Darín (Comentários de Andrés Von Dessauer)
Filme: O Segredo dos Seus Olhos / El Secreto de Sus Ojos (Argentina, 2009)
Hora: 16h – Duração: 127min
Classificação indicativa: 16 anos – Gênero: Drama – Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, SoledadVilamil, Pablo Rago
Sinopse: Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.
Dia 19
Projeto Artecultura
Atração1: Apresentação de Quadrilha Junina – Industrial
Hora: 19h
Local: Anfiteatro
Contato: Marcondes (8845.4721)
Entrada gratuita
Arte ioga
Professor: Sansão do Espaço Arte Yoga
Hora: 19h às 21h
Local: a ser definido dependendo dos eventos da casa
Entrada gratuita
Contato: 9824.8600 – 9121.9750
Dia 20
Atração1: Estacine Cult – Mostra Documentários
Filme: Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá (Brasil, 2006).
Hora: 16h – Duração: 90min. Classificação indicativa: 10 anos
Gênero: Documentário. Direção: Silvio Tendler
Sinopse: O filme trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas ideias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.
Dia 21
Atração1: Grupo Mosayco de Música Flamenca
Hora: 18h
Local: Auditório
Contato: Ciran Costa (8853.4789)
Estacine Grandes Nomes – Mostra Ricardo Darín
Filme: A Dançarina e o Ladrão / El Baile De La Victoria (Espanha, 2009)
Hora: 16h. Duração: 122 min
Classificação indicativa: 14 anos. Gênero: Drama
Direção: Fernando Trueba
Elenco: Ricardo Darín, Abel Ayala, Miranda Bodenhofer
Sinopse: Com o advento da democracia, o presidente do Chile decreta anistia geral para todos os presos. Entre eles estão o jovem Ángel Santiago e o veterano Vergara Grey, famoso ladrão de caixa-forte. Os dois têm planos muitos opostos: enquanto Grey quer apenas recuperar sua família, o jovem pensa em dar um grande golpe. No caminho da dupla aparece outra jovem, Victoria (Miranda Bodenhöfer), que transforma a vida dos dois.
Projeto Venha Ver a Lua
Local: 3 pavimento da Torre Mirante
Horário: 18h30 às 20h30
OBS: Observações sujeitas às condições climáticas
Dia 23
Chá com arte
Local: Hall de entrada – Estação das Artes
Hora: 15h
Entrada gratuita
Dia 25
Arte ioga
Professor: Sansão do Espaço Arte Yoga
Hora: 19h às 21h
Local: a ser definido dependendo dos eventos da casa
Entrada gratuita
Contato: 9824.8600 – 9121.9750
Dia 27
Atração 1: Estacine Cult – Mostra Documentários
Filme: Nascidos em Bordéis / Born Into Brothels (EUA / Índia, 2005)
Hora; 16h. Duração: 85 min
Classificação indicativa: 10 anos. Gênero: documentário
Direção: Zana Briski e Ross Kauffman
Sinopse: Este ganhador do Oscar, mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pede para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.
Dia 28
Concerto Orquestra de violões da Paraíba
Hora: 19h
Local: Auditório
Contato: Ciran Costa (8853.4789)
Estacine Grandes Nomes – Mostra Ricardo Darín
Filme: O Filho da Noiva / El Hijo de La Novia (Argentina, 2001)
Hora: 16h. Duração: 126min Classificação indicativa: Livre.
Gênero: Comédia
Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darin, Hector Alterio, Norma Aleandro
Sinopse: Aos 42 anos Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Rafael raramente visita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes. Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige atenção e comprometimento. Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.
Dia 30
Roda de leitura
Hora: 14h
Local: Sala de Práticas
Escola convidada (público fechado)
Dia 31
Atração: Varal poético
Local: Hall de entrada – Estação das Artes
Hora: 19h
Entrada gratuita
Exposições:
História química da humanidade
Até o dia 30 de julho
Local: 1º pavimento da Torre Mirante
Horário de Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h até as 21h, e sábados e domingos, das 9h até 21h.
“A História da Química” pertence ao Espaço Ciência de Olinda (PE) e foi concebida pelo professor Antônio Carlos Pavão, com o patrocínio do CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a coordenação de Roberta Cristina. No local o visitante encontra 12 painéis contando a história da química por meio de experimentos científicos e ao mesmo tempo entende a humanidade e sua evolução pela química.
Burle Marx – A Figura humana na obra em desenho
Até 14 de julho
Local: Segundo pavimento da Torre Mirante
Horário de visitação: Terça à sexta-feira de 9h até as 21h e sábados e domingos das 10h até 21h.
Entrada gratuita
Walking (Caminhando)
Expositora: Maria Helena
Até o dia 14 de julho
Local: Estação das Artes
A mostra aborda em vídeos exibidos por projetores, porta-retratos digitais e televisões (de tubo, LCD e LED) as andanças solitárias da artista carioca, radicada em João Pessoa, Maria Helena Magalhães por locais públicos da Inglaterra e do Brasil, como praças, metrôs e praias, em que a videomaker gravou o caminhar apressado seu e dos outros pedestres.
Horário de visitação: Terça a sexta-feira de 9h até as 21h e sábados, domingos, e feriados das 10h até 21h.
Entrada gratuita.
Mostra Sensibilidade à flor da pele
Até o dia 14 de julho
Local: 1º pavimento da Torre Mirante
A exposição é um convite à exploração dos sentidos na abordagem da obra de arte. Elas emitem cheiro, sons e comunicam por texturas muito além do limite da composição visual, transformando a mostra numa experiência sinestésica para quem nasceu sem enxergar.
Horário de visitação: Terça a sexta-feira de 9h até as 21h e sábados, domingos, e feriados das 10h até 21h.
Entrada gratuita.
O Egito sob o olhar de Napoleão
Expositor: Itaú Cultural
A coleção é advinda da expedição que o general francês Napoleão Bonaparte fez ao Egito em 1798, quando tomou as cidades de Alexandria e do Cairo acompanhado de 34 mil militares e uma comitiva de 167 estudiosos e cientistas de diversas áreas, que registraram tudo em livros contêm estudos de arqueologia, topografia, religião e história natural.
Local: 1º pavimento da Torre Mirante
Abertura: 14 de julho
Hora: 19h
Previsão de encerramento: 9 de setembro
Horário de visitação: Terça a sexta-feira de 9h até as 21h e sábados, domingos, e feriados das 10h até 21h.
Entrada gratuita.
Melancolia
Expositor: Marcantônio (Funarte)
Abertura prevista: dia 19 de julho
Hora: 19h
Local: 2º pavimento da Torre Mirante
A série “Melancolia” desenvolvida por Marcantonio consta de 47 trabalhos em técnica mista sobre tela (dimensões médias de 160 X 90 cm), e inspira-se diretamente na gravura “Melencolia I” do artista renascentista alemão Albrecht Dürer. A série pode ser classificada como desenhos sobre tela cronologicamente numerada, deixando à mostra as diferentes soluções técnicas e o processode reflexão ao longo de sua feitura.
Horário de visitação: Terça a sexta-feira de 9h até as 21h e sábados, domingos, e feriados das 10h até 21h.
Entrada gratuita
Cerâmicas juninas
Expositora: Selma Chances
Até o dia 30 de julho
Local: Hall da Estação das Artes
Horário de visitação: Terça a sexta-feira de 9h até as 21h e sábados, domingos, e feriados das 10h até 21h.
Entrada gratuita.