Estação da Moda assina figurino da peça “Álbum de Família”, de Nelson Rodrigues
Larissa Claro
A Estação da Moda é responsável pelo figurino do próximo espetáculo do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Cabo Branco- Ciência, Cultura e Artes, “Álbum de Família”, do escritor Nelson Rodrigues. A criação é do estilista e coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, e da consultora de moda Atena Pontes de Miranda. A montagem tem direção de Flávio Melo.
O coordenador da Estação da Moda explicou que o processo criativo durou aproximadamente seis meses. “Nós acompanhamos vários ensaios até chegarmos a um conceito que norteará todas as peças do espetáculo”, contou. Romero também explicou que todas as peças estão sendo confeccionadas com tecidos em tons crus para serem tingidas posteriormente.
“A história dessa peça é muito absurda, um universo muito ficcional. Então a nossa proposta de figurino lembra, de alguma forma, a vida em um manicômio, como seria estar vestido dentro de um pesadelo. Imaginei os personagens dessa história vestidos com roupas de dormir”, conceituou Romero.
A primeira prova do figurino aconteceu esta semana, durante ensaio do grupo na Estação Cabo Branco. A confecção está por conta das instrutoras dos cursos de Corte e Costura da Estação da Moda, Lailane Melo e Cristiane Sousa.
Grupo teatral – O curso de teatro do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Cabo Branco foi criado em 2011 com o objetivo de promover conhecimentos e técnicas sobre a arte teatral, além de contribuir para o desenvolvimento sócio educativo e possibilitar a descoberta e o cultivo de novos talentos para o teatro paraibano.
A montagem atual conta com um elenco de 11 atores. Segundo o diretor, Flávio Melo, Nelson Rodrigues é o autor mais montado no Brasil. “Todos os cursos, oficinas, escolas e universidades, recorrem a esse dramaturgo, pela vasta complexidade e riqueza de sua obra e de traduzir tão fielmente a cara do brasileiro. ‘Álbum de Família’ é uma ‘tragédia moderna’, e é também, sua peça mais cruel”, afirmou Flávio Melo.
“Álbum de Família” – A peça de Nelson Rodrigues foi escrita 1945 e proibida no ano seguinte à sua publicação. Apenas em 1965 foi liberada para encenação. Foi inicialmente protagonizada por Luiz Linhares e Vanda Lacerda, em 1967. A peça retrata uma família que, sob a ótica do locutor é perfeitamente normal e feliz, mas cuja intimidade no lar é caracterizada por uma rede de paixões incestuosas e perversões diversas.
Estação da Moda – É um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Trata-se de um espaço destinado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além dos cursos permanentes oferecidos pelo CVT, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos voltados para a capacitação, criação e difusão do setor da moda.