Estação da Moda oferece consultoria em Patchwork para comunidade de Mussumago
A Estação da Moda – Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), em parceria com a Cooperativa Unilins, está colaborando com ‘Projeto Bem da Gente’, da Energisa, que visa orientar moradores da comunidade de Mussumago, na geração de emprego e renda, capacitando mulheres na técnica do Patchwork.
As beneficiadas pelo projeto, poderão contar uma máquina de costura de corte reto computadorizada, cedida pelo CVT, além de consultoria nas áreas de Estilo e Moda, Empreededorismo e Patchwork, todas ministradas pelo diretor da Estação da Moda, Romero Rodrigues. “É muito importante estabelecermos parcerias e essa foi muito feliz, pois a Estação da Moda já trabalha com curso de Patchwork. Esse projeto, além de capacitar, também incentiva a comunidade local a gerar emprego e renda. Portanto, nosso papel é qualificar cada vez mais essas costureiras para que elas possam tanto melhorar sua técnica, como seu rendimento financeiro mensal”, declarou Romero Rodrigues.
De acordo com o responsável pelo ‘Bem da Gente’, Paulo Sérgio do Santos, o êxito do projeto se deu pela parcerias em várias esferas. “Sabemos que a busca pela capacitação e profissionalização tem sido muito procurada devido ao mercado exigir cada vez mais dos profissionais, e as várias parcerias foram fundamentais para realizamos esse projeto.”, explicou.
Para a dona de casa, costureira e artesã, Diva Ribeiro Lopes, 64 anos, além de ser uma terapia, o ‘Bem da Gente’ ajuda no orçamento familiar. “Nunca é tarde pra se buscar conhecimento. O que me motivou a participar desse projeto foi a paixão pela costura e a sede de saber e querer crescer cada vez mais, além de eu poder tirar um dinheirinho para ajudar minha família. Estou muito satisfeita”, comemorou.
Emprego e renda – O Projeto ‘Bem da Gente’ é de iniciativa da Energisa e que em julho completa dois anos na comunidade de Mussumago. O objetivo principal é contribuir na geração de emprego e renda em comunidades localidades carentes. O trabalho consiste em identificar, capacitar, treinar empreendedores locais e ajudar em seu desenvolvimento.
Parcerias – Outros parceiros também contribuiram para o sucesso do projeto como Sebrae, que ofereceu Curso de Capacitação para os empreendedores locais. Já na etapa de captação de recursos, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), junto com Banco Cidadão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foram os financiadores para a execução do ‘Bem da Gente’. E por fim, o Instituto Sócio Ambiental Adelina, da marca de roupas Dudalina, que fornece gratuitamente retalhos para a produção das peças em Patchwork e compra parte da produção.
Estação da Moda – Trata-se de um espaço destinado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além dos cursos permanentes oferecidos pelo CVT, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos voltados para a capacitação, criação e difusão do setor.