Estação das Artes é sede da etapa estadual da XI Olimpíada Brasileira de Robótica

Por Adriana Crisanto - em 1120

Teve início na manhã desta terça-feira (29), na Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a XI Olímpiada Brasileira de Robótica, etapa Paraíba (OBR/PB/2017). O evento teve início às 9h e foi aberto pela secretaria adjunta da Educação do Município de João Pessoa, América Castro, que falou sobre a importância da robótica educacional para o desenvolvimento dos estudantes da rede municipal de ensino.

“As escolas já são vencedoras pelo simples fato de conseguirem preparar e trazer os estudantes para competição”, comentou América Castro. O coordenador geral da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro, ressaltou a importância da prefeitura com a empresa Sistech, que irá ministrar palestra sobre a interdisciplinaridade da robótica com as outras áreas do conhecimento. A palestra acontecerá no mini-auditório 4 da Estação das Artes nesta quarta-feira (30), a partir das 15h.

A aluna, Hemylly Waneska, 10 anos, da Escola Municipal Analice Caldas participa pela segunda vez da OBR e quando começou tinha dificuldades em matemática e na programação dos robôs. “Mas, eu aprendi a fazer tudo isso e vou mostrar na arena”, comentou Hemylly que comandou muito bem o protótipo de robô que ela chama de “Super Girl”.

A professora de informática e tecnologia do Serviço Social do Comércio de Bayeux (SESI), Angela Barbosa, preparou quatro equipes para a OBR deste ano. “O trabalho que fazemos, sobretudo, é para eles se tornarem autônomos e não tão dependentes da tecnologia. Ensinamos valores, como a importância de se trabalhar em equipe e unidos”, disse Angela Barbosa, que também participa pela segunda vez da olimpíada.

A competição conta com uma equipe de árbitros do curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No primeiro dia de competição participaram as equipes da Regional A, onde saem os colocados para semifinal e final. Nesta quarta-feira (30), participam as equipes da Regional B. A Regional C será dia 31 de agosto (quinta-feira). A final acontecerá no dia 1 de setembro (sexta-feira). Os participantes poderão conferir no site da OBR (http://www.sistemaolimpo.org/regionais/etapas/) a data que irá competir. Lembrando que a final ocorrerá com os 10 primeiros colocados das três regionais.

A novidade este ano é a utilização do “Tournamenter”, um aplicativo para divulgação imediata do placar da competição no site da OBR www.obr.org.br. “Isso torna o evento mais transparente e consequentemente o resultado sairá mais rápido para o público de todo país”, contou Fagner Ribeiro, que está à frente da organização do evento na Estação Cabo Branco há sete anos.

Como será? –  Na quarta-feira (30), segundo dia, o evento tem início às 8h, com credenciamento das equipes da Regional B. Neste dia, as competições terão início às 10h. A entrega das medalhas aos três primeiros colocados acontecerá a partir das 17h.

Quinta-feira (31), terceiro dia, o evento prossegue com início às 8h e término às 17h, com a entrega das medalhas as equipes da Regional C.

Na sexta-feira (1) acontece a Final Estadual, a partir das 8h. Neste último dia os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.

Premiações – Outra novidade este ano é o Prêmio Extra Maker, que são medalhas entregues aos alunos da equipe que criou um robô com peças feitas por eles próprios, e com menor número possível de materiais prontos de kits. As três primeiras equipes vencedoras receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Existem também as premiações extras que são:

Melhor Estreante – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes estreantes, excetuando a campeã da competição caso ela seja uma estreante. Uma equipe será considerada estreante se todos os seus integrantes (excetuando-se o tutor/professor) estiverem participando da OBR modalidade prática pela primeira vez.

Escola Pública – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas públicas participantes, excetuando a campeã da competição.

Escola Privada – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas privadas, particulares ou confessionais participantes, excetuando a campeã da competição.

Robustez – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais robusto da competição, excetuando a campeã da competição.

Inovação – Medalhas aos alunos da equipe que produziu algum processo inovador no robô e que tenha ajudado a conquistar pontos na competição, excetuando a campeã da competição.

Design – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais bonito e bem acabado, excetuando a campeã da competição.

Dedicação – Medalhas aos alunos da equipe, excetuando a campeã da competição, que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional.

Programação – Medalhas aos alunos da equipe, excetuando a campeã da competição, cujo código foi destaque na avaliação dos juízes.

Mais informações podem ser adquiridas no site da OBR www.obr.org.br ou pelos fones: 3214.8270.

SERVIÇO:

XI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR)

Período: 29, 30, 31 de agosto e 1 de setembro de 2017

Local: Estação das Artes – Altiplano Cabo Branco

Horário das competições: 8h às 17h

Datas dos Regionais:

  • Regional A – Dia 29 de agosto (terça)
  • Regional B – Dia 30 de agosto (quarta)
  • Regional C – Dia 31 de agosto (quinta)
  • Final Estadual – Dia 1 de setembro (sexta-feira)

Mais informações: 3214.8270 – 3214.8303.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita

CONTATO PARA IMPRENSA:

Fagner Ribeiro – Coordenador da OBR na Paraíba

Fone: 9.8825.0404

Email: obrparaiba@gmail.com

Salvar