Estação das Artes recebe exposição ‘Oceanos’ a partir desta sexta-feira
Adriana Crisanto
Em parceria com a Escola de Idiomas Aliança Francesa e a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, a Estação das Artes Luciano Agra abre nesta sexta-feira (5) nova exposição intitulada ‘Oceanos’. A exposição está inserida na programação da Semana do Meio Ambiente e do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 6 de junho.
A entrada é aberta ao público e a exposição fica em cartaz até o dia 9 de agosto no pavimento superior do prédio. Pode ser visitada de terça à sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.
A curadora e artista plástica da Estação Cabo Branco, Lúcia França, comentou que a exposição Oceanos, juntamente com a Exposição Natureza Vestida, fazem parte das comemorações alusivas ao meio ambiente. “É uma excelente oportunidade de mergulharmos nas belas paisagens marinhas captadas para o filme de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud e no olhar perspicaz do artista visual Maurício Camargo”, acrescentou.
‘Oceanos’ é composta por 35 fotografias de autoria de François Saramo, Richard Hermann, Pascal Kobeh, Yves Gladu, Roberto Rinaldi, Koji Nakamura e Hideki Abe. Ela é fruto do registro do ecossistema marinho, realizado durante as filmagens do longa cinematográfico homônimo de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, sendo coproduzido pela Disneynature.
Locais – A exposição foi filmada do Ártico ao Antártico e conquistou o César 2011 (considerado o Oscar francês) de ‘Melhor Documentário’. Baseada na ideia de “ser peixe entre os peixes”, a equipe de Perrin e Cluzaud chegou a construir três tipos de câmeras inéditas para poder circular sem atrapalhar a rotina dos habitantes aquáticos. Uma das câmeras foi colocada na ponta de uma grua, fixada na embarcação, para filmar as baleias jubarte no Alasca.
Além do aspecto ambiental de conscientização sobre a preservação da natureza, a mostra é uma importante fonte de informação sobre os animais, curiosidades e a maneira como se comportam. É o caso dos ancestrais da iguana marinha, que voltaram ao mar para obter o alimento que as ilhas Galápagos, quase desertas, não ofereciam a eles.
Há também registros de animais bem exóticos, como o peixe shrek, que tem monstruosos tumores que incham seu crânio e seu queixo. Um dado curioso é que essas deformações só surgem com a idade, quando a jovem fêmea “elegante” se transforma em “macho velho”, ou seja, o peixe nasce fêmeo e morre macho.
Outra rotina da vida aquática captada pelas lentes é o incrível empilhamento de milhares de caranguejos reunidos para mudança de pele no sul da Austrália. Os crustáceos cobrem o fundo do mar com um metro de espessura. “Últimas testemunhas de uma riqueza acabada, essas indescritíveis abundâncias eram comuns antes do homem industrial”, comentou Perrin.
SERVIÇO:
Exposição “Oceanos”
Abertura: sexta-feira (5)
Encerramento: 9 de agosto de 2015
Horário de visitação: terça a sexta-feira das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 21h.
Local: Pavimento superior da Estação das Arte Luciano Agra, Altiplano.
Realização: Aliança Francesa João Pessoa
Apoio: Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes
Fones: 3214.8303 – 3214.8270
Entrada gratuita
Contato para imprensa:
Lúcia França – Curadora Geral da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes
Fones: (83) 3214-8212/ 98818- 2418/ 99951- 8655.