Estação Digital de Mangabeira recebe doação de computadores do Tribunal de Justiça
A Estação Digital do Centro de Referência da Cidadania do bairro de Mangabeira recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), a doação de 11 computadores por parte do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A parceria firmada com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec) possibilitou que computadores em bom estado, mas que não estavam mais em uso pelo Tribunal, fossem destinados ao projeto de Inclusão Digital da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).
A secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Marly Lúcio, agradeceu a ação e reforçou a contribuição que o órgão do Poder Judiciário dá ao Executivo. “O TJ não vem fazer a doação de computadores, ele vem contribuir com a mudança de vida de muitas pessoas. São nesses espaços que aqueles que não têm condições de pagar por cursos de informática ou para ter acesso à internet, se qualificam, exercem a sua cidadania, se comunicam e interagem com outras pessoas e até com instituições. Isso é transformador”, exaltou.
A entrega das máquinas foi feita pelo juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Luís Eduardo Leite Lisboa, que representou a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. “É uma honra para o Tribunal de Justiça contribuir com a inclusão digital dessa comunidade. Sabemos a importância da informática para a formação profissional das pessoas e, por isso, muito nos orgulha em colaborar”, afirmou.
Marly Lúcio ressaltou ainda o gesto de partilha e de responsabilidade social e ambiental que o Tribunal faz com a doação dessas máquinas e destacou o empenho pessoal da presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra, para a viabilização da parceria. “O Tribunal de Justiça moderniza suas instalações para dar mais celeridade aos processos e, ao invés de descartar computadores ainda bons para o uso, contribui com a inclusão digital de muitas pessoas. Esse é um gesto que alia boa gestão com responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente”, frisou.
O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Joubert Fonseca, órgão que também integra o projeto de Inclusão Digital da Prefeitura de João Pessoa, destacou a contribuição que os 11 Centros de Referência da Cidadania vêm dando à formação profissional em João Pessoa. “Além dessa parceria com a secretaria de Ciência e Tecnologia para cursos de Informática, os Centros também oferecem muitos outros cursos e têm um papel fundamental na inserção das pessoas no mundo do trabalho e também no pleno direito a sua cidadania”, comentou.
Estação Digital – Atualmente João Pessoa possui 38 Estações Digitais em funcionamento, equipadas com 11 (onze) computadores todos os conectados à Internet banda larga, uma impressora e um scanner com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). As principais atividades oferecidas nos locais são os cursos de informática e oficinas especiais.
Os conteúdos dos cursos são pensados de modo a investir na capacitação e qualificação profissional, além de facilitar o exercício da cidadania. Desse modo, a Secretaria de Ciência e Tecnologia espera estimular o acesso da população às ferramentas de governo eletrônico e o uso da internet como instrumento de participação e controle social.