Estação Digital Móvel visita alunos de Escola Municipal no João Paulo II

Por - em 620

secitec_onibus_citex_foto_corneliofelipe (3)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) levou a 150 estudantes da Escola Municipal Economista Celso Monteiro Furtado, no bairro João Paulo II, a Estação Digital Móvel, projeto realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). A ação itinerante ocorreu durante todo dia desta sexta-feira (22). Foram oferecidas oficinas de DJ e de aplicativos educacionais, a exemplo do GCompris, conjunto de aplicativos multidisciplinar que pode ser utilizado nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística e Geografia.

Para o diretor de Difusão Tecnológica da Secitec, Rodrigo Vieira, os serviços públicos devem ir ao encontro da população. “Implantamos esse equipamento inovador para diminuir a distância social entre as pessoas que dispõe de acesso à informática e internet e as que não têm. Nesse ônibus serão atendidas pessoas que nunca tiveram acesso às tecnologias da informação e comunicação já disponíveis há tanto tempo”, afirmou.

A visita da Estação Móvel fez parte da programação da Feira de Ciência e Tecnologia da Escola Municipal Economista Celso Monteiro Furtado. “Eu nunca tinha visto um ônibus com computadores e, principalmente, com internet. Foi muito legal conhecer coisas diferentes e os professores mostraram joguinhos que ajudaram a gente a estudar”, revelou a estudante Angélica dos Santos, 8 anos.

O objetivo da unidade móvel é levar às comunidades que ainda não possuem uma Estação Digital fixa, cursos básicos de informática e acesso à internet. Além disso, o projeto também tem como foco servir de apoio para eventos da PMJP e entidades da sociedade civil.

Próxima parada – A próxima comunidade a ser contemplada com a visita da Estação Móvel será São Rafael, localizada no bairro do Castelo Branco, no dia 2 de dezembro, onde permanecerá por três semanas. Durante esse período, serão ministrados pelos educadores sócio-digitais cursos de Informática Fundamental e oficinas de Governo Eletrônico (E-gov) e Serviço ao Cidadão e Mídias Sociais.