Estação exibe “Os falsários” e “Trainspotting” no fim de semana

Por - em 564

Falsarios08O projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, exibe neste sábado (12) a Mostra Alemanha no Século XX, com o filme europeu “Os falsários”. Já no domingo (13) tem “Trainspotting – Sem Limites”, com Ewan McGregor, pela Mostra Tabu. A entrada é gratuita e os filmes começam sempre às 16h, no miniauditório 1 da Estação das Artes.

“Os falsários” (Die Fälscher, Áustria/Alemanha, 2007, 1h38 min.) ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2008. Traçando paralelos inegáveis com “A lista de Schindler”, de Steven Spielberg, trata da história de uma pessoa que trabalha junto aos alemães e consegue salvar a vida dos que estavam ao seu lado.

O protagonista é Salomon Sorowitsch (Karl Markovics). Acostumado à boa vida, Sally se descuida, vai preso e acaba em um campo de concentração. Seus dotes artísticos e perspicácia salvam sua vida, quando ele se torna o retratista dos guardas da SS – em troca de alguma imunidade e um prato extra de comida.

Apesar de utilizar nomes fictícios, o filme é inspirado em fatos reais, contados no livro “The Devil’s Workshop”, de Adolf Burger, um dos artistas que trabalhou nessas oficinas de falsificação. O que destaca o filme dirigido por Stefan Ruzowitzky de outros tantos que são produzidos, é que ele não se preocupa apenas em ficar mostrando como sofreram os judeus durante o holocausto. Ele usa seu trabalho também para mostrar o debate ético sobre o que era mais importante naquele momento: sobreviver, mesmo que para isso eles estivessem ajudando os nazistas e, consequentemente, trabalhando contra seu próprio povo.

“Trainspotting Sem Limites” – (Trainspotting, Reino Unido, 1996, 1h36 min.). O filme é baseado no romance de Irvine Welsh e mostra uma jornada alucinada ao submundo das drogas da Escócia. Em foco, Mark Renton (Ewan McGregor) e sua tentativa de abandonar o vício em heroína, que acaba resvalando nas relações com seus amigos.

Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça um retrato da geração desesperançada dos anos 90. “Trainspotting” envolve sequências de ação videoclípticas das confusões do jovem escocês Renton.

Diálogos interessantes, cenas que transitam entre o real e as alucinações, ideias não convencionais, uma dose de humor equilibrada com drama, brilhantes atuações de McGregor e Robert Carlyle (no papel do psicopata Francis Begbie), embalada por uma trilha sonora fantástica, que conta com Iggy Pop e Underworld, fazem esta obra essencial de ser vista por qualquer apreciador da Sétima Arte.

Serviço:

Projeto Estacine

Horário: 16h

Sessões gratuitas

Local: miniauditório1 da Estação das Artes
Informações: 3214-8270 ou 3214-8303

 

Mostra Alemanha no Século XX
“Os falsários”
Dia: sábado (12)

 

Mostra Tabu
“Trainspotting – Sem Limites”
Dia: domingo (13)