Estação promove oficinas de dança, contação de histórias e percussão
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, promove neste sábado (10), às 11h, uma oficina de danças populares, e às 14h, outra de contação de histórias. Já no próximo domingo (11), tem aula de percussão pela manhã e novamente de danças populares à tarde. As oficinas, gratuitas, serão realizadas na Sala de Práticas Educacionais, que fica ao lado do estacionamento, e abertas à participação do público maior de cinco anos de idade.
A abordagem é estritamente prática – mesmo porque, com aulas apenas aos finais de semana, é difícil se aprofundar no estudo teórico das expressões artísticas propostas. “O aluno chega e, mesmo sendo inexperiente, vai direto para o instrumento”, informa o violonista instrutor Michel Soares. “O objetivo é desmistificar este contato inicial. A evolução dos alunos é percebida em pouquíssimo tempo”, explica.
“Trabalhamos com três instrumentos durante as oficinas: zabumba, pandeiro e o próprio corpo. O aprendizado se dá pelo ouvido, voz, mãos no corpo e, por último, o instrumento. Os ritmos são samba, xote, xaxado, baião e até o hip hop, o funk e o drum’n’bass”, enumera Ely Porto, que estará no domingo.
“É preciso destacar que, para não quebrar o ritmo da aula, chegar na hora é importante”, alerta. E cita os benefícios da música para a saúde, principalmente em idade tão tenra: “Melhora a concentração, a coordenação motora e a defesa do organismo. A musicoterapia reforça a parte física, mental e espiritual do indivíduo.Traz equilíbrio”, arremata.
Ely Porto – Ator, percussionista, compositor, arte-educador e redutor de danos. Formado em Educação Musical pela Universidade Federal da Paraíba. Autor e Coordenador do Projeto Tamborete (o primeiro grupo de zabumbas do Brasil).
Amanda Sarmento – Graduanda do curso de Ecologia, ministrante de oficinas de danças populares e artesanato (voltado para bijuterias) do Programa Ciranda Curricular (2009), também é dançarina e percussionista do grupo de Danças Populares Imburana da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e artesã profissional. Desde 2011 exerce suas atividades na Estação Cabo Branco como ministrante de oficinas de dança, artesanato e Educação Ambiental.
José Carlos: Ator, integrante do Grupo Kairós, ministra oficinas de contação de histórias na Estação Cabo Branco.
Serviço:
Oficinas artístico-pedagógicas
Danças populares
Data: sábado (10)
Hora: 11h às 14h
Contação de histórias
Data: sábado (10)
Hora: 14h às 17h
Percussão
Data: domingo (11)
Hora: 11h às 14h
Danças populares
Data: domingo (11)
Hora: 14h às 17h
Local: Sala de Práticas da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8303/8270
Entrada gratuita