Estação promove oficinas de percussão corporal, dança, desenho e HQ

Por - em 367

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, realiza neste sábado (19), às 10h30 e 11h30, uma oficina gratuita de percussão corporal com o arte-educador Luciano Oliveira, músico do grupo percussivo Nação Maracayba. Às 14h, 15h e 16h, tem aula de dança popular com Amanda Sarmento.

Já no domingo (20), a oficina é de desenho, com Hausman Santos, que segue pela tarde com uma aula de quadrinização (às 14h, 15h e 16h). As oficinas serão realizadas na Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento, e compõem a programação pedagógica permanente do setor de Gestão Educacional da Estação. O público não precisa se inscrever para participar.

“Nos quadrinhos, procuro trabalhar a velocidade, o movimento, os ângulos, as perspectivas, enquadramentos e cenas. Há um tratamento sequencial da história. Já no desenho, trabalho sombras, luzes, linhas formas e curvas, mas como num enquadramento parado”, distingue Hausman.

O foco da professora Amanda são as danças regionais paraibanas, com destaque para o coco e o maracatu. “Repasso os passos e coreografias, sem desprezar a contextualização histórica destes dois ritmos, que remontam às origens da formação étnica do povo nordestino”, ressalta ela.

Amanda Sarmento – Estudante do curso de Ecologia, ministra oficinas de danças populares e artesanato de bijuterias pelo programa Ciranda Curricular. É dançarina e percussionista do grupo de Danças Populares Imburana da Universidade Federal da Paraíba. Desde 2011, ministra oficinas de dança, artesanato e educação ambiental na Estação Cabo Branco.

Hausman Santos – Desenhista, arte-educador e quadrinista, Hausman ministra oficinas de desenho, pintura e arte sequencial na Estação Cabo Branco desde 2008, participando de projetos como a Semana do Quadrinho Nacional e outras atividades ligadas à “nona arte”.

Luciano Oliveira – Formado no Conservatório Pernambucano de Música, é arte-educador da Estação Cabo Branco, músico do Nação Maracahyba e um dos fundadores do Maracatu do Baque Virado e do Círculo de Tambores da Paraíba. Produz oficinas musicais em comunidades carentes de João Pessoa.

Serviço:
Oficinas artístico-pedagógicas
Dia: sábado (19)
Oficina: percussão corporal
Horário: 10h30 e 11h30

Dia: sábado (19)
Oficina: dança popular
Horário: 14h, 15h e 16h

Dia: domingo (20)
Oficina: desenho
Horário: 10h30 e 11h30

Dia: domingo (20)
Oficina: percussão corporal
Horário: 14h, 15h, e 16h

Local: Sala de Práticas da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8270, 3214-8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb,
Twitter: @estacaocb