Estacine apresenta “Dona Flor” e “O Aviador” neste final de semana

Por - em 780

Adriana Crisanto

Dona-Flor-e-seus-dois-maridosEm comemoração ao Dia dos Namorados, neste domingo (12), 16h, o projeto Estacine apresenta um clássico do cinema brasileiro. Trata-se de “Dona Flor e seus Dois Maridos”, uma versão para o cinema do livro que leva o mesmo o nome, de autoria do escritor baiano Jorge Amado. A exibição tem início às 16h, no miniauditório III da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A entrada é aberta ao público e o filme tem classificação indicativa de 18 anos. “Dona Flor e seus Dois Maridos” se passa durante o carnaval de 1943, em Salvador (BA), quando Vadinho, personagem vivido pelo ator José Wilker, um mulherengo e jogador inveterado, que morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar de ele ter vários defeitos, era um excelente amante. Mas, após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido.

Ela passa a ter uma vida estável e tranquila, mas tediosa e, de tanto “chamar” pelo primeiro marido, um dia aparece Vadinho nu na sua cama. Então ela pede ajuda a uma amiga, dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo Flor quer que ele fique, pois há um forte desejo que precisa ser saciado.

Aviador4No sábado (11), no mesmo local e hora, será exibido, dentro da Mostra Martin Scorsese, o filme “O Aviador” que conta a história de Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), que ficou milionário aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como “Hell’s Angels”, que dirigiu. Paralelamente se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale).

Martin Scorsese – Martin Charles Scorsese é um premiado cineasta, produtor de cinema, roteirista e ator norte-americano. Considerado como um dos maiores diretores de todos os tempos. Em 2007, depois de tantas vezes ser ignorado, venceu o Oscar de Melhor Diretor com The Departed. Suas obras mais conhecidas são: “Taxi Driver”, “Raging Bull”, “Goodfellas”, “Casino”, “Gangs of New York”, “The Aviator”, “Shutter Island”, The Departed, Hugo e The Wolf of Wall Street.

Projeto Estacine – O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.

No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte, o projeto Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de Mostra, e com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação foram exibidos mais de 2 mil e 500 filmes.

A programação deste mês junho haverá ainda as exibições de: “Taxi Drive” (18), “O Auto da Compadecida” (19), “Os Bons Companheiros” (25), “O Ano em que meus pais saíram de férias” (26).

SERVIÇO:

Projeto Estacine

Mostra Martin Scorsese

Filme: “O Aviador”

Sábado (11)

Horário: 16h

Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra

Mostra Cinema Brasileiro

Filme: “Dona Flor e seus Dois Maridos”

Domingo (5)

Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra

Horário: 16h

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita