Estacine exibe “Laranja Mecânica” e “Em Busca do Ouro” neste fim de semana

Por - em 449

O Projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, dedica os sábados de dezembro aos filmes que, apesar de terem alcançado grande sucesso de público e critica, acabaram desprezados pelo Oscar. A mostra “Os Injustiçados do Oscar” traz neste sábado (8), uma das obras obrigatórias de Stanley Kubrick, “Laranja Mecânica”. Já os domingos são voltados para o maior gênio que o cinema produziu: o ator, produtor e diretor Charles Chaplin. No domingo (9), a atração é “Em Busca do Ouro”. As sessões são gratuitas e começam às 16h no miniauditório 1 da Estação das Artes.

“Laranja Mecânica” – Chocante, violento e arrebatador, “Laranja Mecânica” (A Clockwork Orange, Reino Unido, 1971,2h16min, 18 anos), conta a história de Alex (Malcolm McDowell), um punk amoral que se diverte sempre à custa da tragédia alheia – a sua rotina é sair em grupo cometendo delitos como espancamentos e estupros coletivos. A redenção de Alex para um cidadão exemplar doutrinado e sua volta ao estado rebelde compõe a chocante visão do futuro que Stanley Kubrick elaborou a partir do livro de Anthony Burgess.

Extremamente controvertido na época de seu lançamento (e ainda hoje), “Laranja Mecânica” ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção da Associação dos Críticos de Cinema de Nova York e recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme (1971), mas acabou perdendo para “Operação França”. Kubrick, apesar das marcantes direções, nunca levou nenhum Oscar, mas a derrota neste ano foi a mais inesquecível.

“Em Busca do Ouro” – é a obra-prima preferida do próprio Carlitos. No filme (The Gold Rush, 1925, 1h35, livre), o mestre interpreta um vagabundo que vai tentar a sorte em Klondike, no Alasca, em plena “febre do ouro”. Ele traz a memorável e mais famosa sequência dos filmes a “dança dos pãezinhos” e a violenta cena onde cozinha e come a própria bota. Apesar do custo faraônico de 6,5 milhões de dólares para a época, este foi o filme que mais lhe deu lucro e popularidade.

Serviço:

Estacine Múndi – Mostra Os Injustiçados do Oscar

Data: sábado (8), às 16h

Local: miniauditório 1 da Estação das Artes

Estacine Cult – Mostra Charlie Chaplin

Data: domingo (9), às 16h

Local: miniauditório 1 da Estação das Artes

Fones: 3214-8270, 3214-8303

Twitter: @estacaocb

Acesse www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Contato para a imprensa

Rivaldo Dias – chefe do Setor de Eventos – 8812.3999

Email: rivaldo.sax@gmail.com