Estacine exibe “O artista” e “A cor púrpura” neste fim de semana

Por - em 834

the-color-purpleO projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, exibe neste sábado (7), pela Mostra Comédia, o filme “O artista”, vencedor do Oscar de 2012. Já no domingo (8), pelo Estacine Steven Spielberg, tem “A cor púrpura”. As sessões são gratuitas e começam às 16h no miniauditório1 da Estação das Artes.

“O Artista” (The Artist, França, 2011, 1h40 min.) – Poucas evoluções no cinema foram tão abruptas quanto o advento do som, em 1927. Em 1928, dos 294 filmes feitos em Hollywood, 220 eram mudos. No ano seguinte, o salto: de um total de 290, apenas 28 não tinham som. Esses dois anos de transição pegaram muita gente de surpresa – especialmente atores que não estavam preparados para os talkies. É nesse período – precisamente, de 1927 a 1932 – que se passa “O Artista”.

Na trama, o galã George Valentin (Jean Dujardin) sequer tenta se adequar à nova realidade. Orgulhoso, Valentin não acredita que os talkies substituirão os filmes mudos e acaba defasado, enquanto sua fã, Peppy Miller (BéréniceBejo), que deve sua carreira a Valentin, aos poucos se torna uma estrela do sonoro no ex-estúdio do galã. Indicado ao Oscar em 10 categorias, a obra arrematou cinco prêmios – Melhor Filme, Ator principal, Diretor, Figurino e Trilha Sonora.

 A cor púrpura (The color purple, EUA, 1985, 2h34 min.) – Georgia, 1909. Em uma pequena cidade, Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a “Mister” (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira.

Grande parte da brutalidade de Mister provém por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (AkosuaBusia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), entra na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

Serviço:

Projeto Estacine

Mostra Comédia– “O Artista”
Dia: sábado (7)

 

Mostra Steven Spielberg– “A cor púrpura”
Dia: domingo (8)

Horário: 16h
Local: miniauditório1 da Estação das Artes
Informações: 3214-8270 ou 3214- 8303

Sessões gratuitas