Estacine exibe “O Meu Pé de Laranja Lima” e “Capitães de Areia”

Por - em 2344

Adriana Crisanto

laranja-lima2aDando continuidade a programação, o projeto Estacine exibe neste final de semana, sábado (17) e domingo (18), os filmes “O Meu Pé de Laranja Lima” e “Capitães de Areia”. Os filmes, que são exibidos às 16h, no Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, fazem parte das mostras Infância e Fases da Vida. A entrada é gratuita e os filmes seguem a classificação indicativa de idade.

No sábado (17), será exibido “O Meu Pé de Laranja Lima”, que conta a história de José Mauro (Zezé), um menino de 6 anos, muito esperto e levado. Ele é filho de um casal pobre, Paulo e Stefânia, e mora em uma casa à beira da estrada. Quando a família se muda para uma outra casa, com um grande quintal, seus irmãos escolhem para si, de brincadeira, todas as árvores do quintal, deixando para Zezé apenas um pé de laranja lima, que se torna seu amigo e confidente.

A árvore ensina a Zezé os valores reais da vida, mas apesar disso o menino continua fazendo suas peraltices. Em uma delas conhece um homem muito bom, Portuga, com quem mantém uma profunda amizade e para quem Zezé transfere a sua afetividade. Um dia, porém, a felicidade do menino, que vive no seu mundo de fantasias, termina quando Portuga morre num desastre. Só resta a Zezé o seu pé de laranja lima.

O Meu Pé de Laranja Lima é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado em 1968. Foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países, sendo adotado em escolas e, posteriormente, adaptado para o cinema, televisão e teatro.

filmes_1146_Capitaes da Areia 4No domingo (18) o longa-metragem “Capitães de Areia” retrata a história de Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte), que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando.

Capitães da Areia é um drama de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, selecionado em 1937. O livro retrata a vida de um grupo de menores abandonados, chamados de “Capitães da Areia”, ambientado na cidade de Salvador dos anos 1930.

Projeto Estacine – O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.

No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte, o projeto Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de Mostra, e com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação já foram exibidos mais de 2 mil filmes.

SERVIÇO:

MOSTRA INFÂNCIA

Filme: “O Meu Pé de Laranja Lima”

Sábado (17)

Hora: 16h

Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra

MOSTRA FASES DA VIDA

Filme: “Capitães de Areia”

Domingo (18)

Hora: 16h

Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra

Entrada gratuita

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

 

.