Estacine exibe os filmes “Akira” e “Efeito Borboleta” no fim de semana

Por - em 1037

pf_14_anime_akir_slg_glad01.jpgO projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, exibe, neste sábado (21), pela Mostra Animações, o filme japonês “Akira”. Já no domingo (22), a Mostra Quebra-Cabeça traz “Efeito Borboleta”, com Ashton Kutcher. A entrada é gratuita e os filmes começam sempre às 16h, no miniauditório1 da Estação das Artes.

“Akira”(“Akira”, Japão, 1988, 2h4 min.). “Akira” é um filme de animação com ares sombrios, uma metáfora do bombardeamento atômico de Hiroshima e Nagasaki dentro de uma história de ficção-científica pós-apocalíptica.

Dirigido por Katsuhiro Otomo, é adaptado do mangá homônimo que conta a história de Neo-Tóquio, o nome como agora é conhecida a capital japonesa depois da Terceira Guerra Mundial. Em 2019,a megalópole é corrompida por bandos de motoqueiros. Tetsuo, integrante de um dos grupos, é capturado por militares para participar de testes ultra secretos, que consistem em criar seres com poderes psíquicos e telepáticos.

Tetsuo consegue fugir e encontra o chefe da sua gangue, Kaneda, um criminoso violento e imprevisível. Mas acaba enlouquecendo e sendo confundido com o lendário Akira.

still-of-ashton-kutcher-in-the-butterfly-effect-large-picture“Efeito Borboleta” – (“The Butterfly Effect”, EUA, 2004, 1h53min). Ficção científica envolta em alta densidade psicológica, mostra os percalços de Evan Treborn (Ashton Kutcher) na luta contra a construção de sua própria história, devido à incapacidade de guardar memórias. Por isso, desde a infância,Treborn mantém suas recordações num diário.

Após se declarar à amiga, Kayleig (Sarah Widdows), ele desperta a ira do irmão dela, que se vinga queimando o cachorro de Evan. Anos depois, já morando em outra cidade, Evan redescobre o seu diário e consegue entender melhor seus problemas de memória. Então decide rever os amigos de infância – e acaba desencadeando o suicídio de Kayleig. Com o poder de modular o passado e interferir no presente, logo Evan entenderá que as consequências serão irreversíveis, mesmo tentando mil formas de consertar o irreparável. Este labirinto de imagens e emoções no tempo conta com algumas versões finais, todas com impacto emocional diferente.

Serviço:
Projeto Estacine

Mostra Animações
“Akira”
Data: sábado (21)

Mostra Quebra-Cabeça
“Efeito Borboleta”
Data: domingo (22)

Horário: 16h
Local: miniauditório 1 da Estação das Artes
Informações: 3214-8270/8303
Sessões gratuitas