Estacine exibe os filmes “Cidadão X”e “2001- Uma Odisséia no Espaço”

Por - em 667

cidadaoxCom a chegada de agosto, o projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, reserva verdadeiros aperitivos para os admiradores do bom cinema, na forma de duas mostras. A de sábado é voltada para os aficcionados pelos filmes sobre assassinos em série. A mostra “Serial Killers”, que foi aberta com “O silêncio dos inocentes”, exibe neste sábado (10) “Cidadão X”.

Já os domingos anunciam um dos cineastas mais aguardados pelos espectadores do Estacine: Stanley Kubrick (1928-1999). As obras selecionadas do gênio estão entre as mais conhecidas: “Barry Lyndon” foi a primeira. Neste domingo (11), chega o polêmico “2001 – Uma odisseia no espaço”, um marco futurologista de 1968, que mostra o embate homem-máquina com rica estética fotográfica e visão perturbadora.As sessões, gratuitas, são na Estação das Artes e começam às 16h.

“Cidadão X”–(Citizen X, EUA, 1995, 1h45 min.). Dirigido por Chris Gerolmo, o filme é baseado no livro de Robert Cullen sobre o primeiro serial killer descoberto na antiga União Soviética. Andrei Romanovich Chikatilo, o “monstro de Rostov”, matou de 1978 até 1990 mais de 50, maioria crianças e adolescentes até os 17 anos.

A história da caçada policial soviética ao homicida rendeu um excelente telefilme, com Stephen Rea, Donald Sutherland e Max vonSydow no elenco. A história é focada nas dificuldades enfrentadas pelo médico-legista Viktor Burakov (Rea), elevado à condição de investigador do mais cruel assassino da cortina de ferro. Toda a investigação passava pelo crivo do Partido Comunista e os problemas eram muitos, não só do ponto de vista ideológico, mas principalmente estruturais.

“2001 – Uma Odisséia no Espaço” – Um dos filmes mais icônicos de Kubrick, “2001 – Uma Odisseia no Espaço(2001 – A Space Odyssey, EUA, Reino Unido, 2h21 min.) faz uma contagem regressiva para o futuro, mostrando o drama criado entre a máquina e o homem. O resultado é um trabalho cuja influência na ficção científica é reconhecida como uma das mais fervorosas, tanto pelos avanços técnicos para a época, quanto pelos dilemas de fundo filosófico levantados.

Stanley Kubrick escreveu o roteiro junto com Arthur C. Clarke. Para começar a sua viagem pelo futuro, o cineasta visita o nosso passado ancestral e então salta milênios para o espaço colonizado, onde o astronauta Bowman (Keir Dullea) entra no universo.Parcialmente inspirado no conto “A Sentinela de Clarke”, o filme trata com apuro científico temas como a evolução humana, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre.

O pioneirismo e a qualidade dos efeitos especiais foram premiados com o Oscar e criaram um novo parâmetro para as ficções científicas. Não obstante, o filme é basicamente pictórico: dos 141 minutos de produção final, há 88 sem fala. A sequência de silêncio inicial é quebrada apenas aos 23 minutos. Arte pura.

Serviço:

Projeto Estacine

“Cidadão X”
Dia: sábado (10)
“2001 – Uma Odisséia no Espaço”
Dia: domingo (11)
Horário: 16h
Local: miniauditório 1 da Estação das Artes
Informações: 3214-8270/8303
Sessões gratuitas

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb,
Twitter: @estacaocb