Estacine exibe os filmes “Entre dois amores” e “Orgulho e preconceito”

Por - em 485

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, dedica o mês de março à exibição de filmes sobre escritoras de grandes obras ou que tiveram a sua própria vida transformada em enredo. Neste sábado (9), a atração é “Entre dois amores”, com Meryl Streep e Robert Redford, uma cinebiografia de Karen Blixen, vencedora de sete Oscars. Já no domingo (10), a atração é o clássico “Orgulho e preconceito”, de 1940, adaptado da obra homônima mais famosa da escritora Jane Austen. As sessões são gratuitas, às 16h, no miniauditório 1 da Estação das Artes.

“Entre dois amores” – A Mostra Mulheres Escritoras – Suas Vidas, do projeto Estacine, traz “Entre dois amores” (Out of Africa, EUA, 1985, 2h42 min., 16 anos) neste sábado (9). O filme apresenta Robert Redford e Meryl Streep em um dos grandes romances épicos do cinema. Dirigido pelo ganhador do Oscar Sydney Pollack, “Entre dois amores” é a fascinante história real da dinamarquesa Karen Blinxen (1885-1962), uma mulher independente e forte que, com seu marido namorador, dirige uma plantação de café, no Quênia, por volta de 1914.

Para sua total surpresa, ela logo se descobre apaixonada pela terra, sua gente e por um misterioso caçador (Redford). Esta bem contada e encantadora história de amor e perda ganhou o Oscar de Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Fotografia, Trilha Sonora Original, Direção de Arte e Som.

“Orgulho e preconceito” – O filme, da inglesa Jane Austen, consegue ser uma obra ainda atemporal para aqueles que aspiram a uma ascensão conquistada à custa de um bom casamento. O romance foi publicado pela primeira vez em 28 de janeiro de 1813, e até hoje vendeu 20 milhões de cópias em todo o mundo, mesmo a sua autora não tendo tido o reconhecimento em vida da sua importância.

No livro, Fitzwilliam Darcy, com as suas “dez mil libras por ano”, parece ser o sonho de qualquer mãe, mas a sua arrogância e frieza, rapidamente o tornam alvo de rejeição. Elizabeth Bennett, uma das cinco filhas solteiras em busca de um casamento, tem dele uma impressão piorada pelas falsas histórias que o charmoso Wickham lhe conta.

“Orgulho” (Pride and Prejudice, EUA, 1940, 1h58 min.) ganhou numerosas adaptações para a televisão e o cinema. A de 1940, exibida neste domingo (10) pela Mostra Mulheres Escritoras – Suas Obras, apesar de bem recebida pela crítica e premiada com o Oscar de Melhor Direção de Fotografia em Preto e Branco, tem o seu maior astro, Laurence Olivier, no papel de um Darcy um tanto apagado.

Serviço:

Projeto Estacine

Data: Sábado (9)

Filme: “Entre dois amores”

Data: Domingo (10)

Filme: “Orgulho e preconceito”

Horário: 16h

Local: miniauditório 1 da Estação das Artes

Sessões gratuitas

Fones: (83) 3214-8303 / 8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Twitter: @estacaocb