Estacine homenageia cinema mudo e literatura neste mês de agosto

Por - em 849

Adriana Crisanto

O cinema mudo e a literatura serão os temas dos filmes do projeto Estacine neste mês de agosto. Serão duas mostras: uma nos sábados, chamada “Literatura”, com filmes de livros de autores famosos que foram vertidos para o cinema, e outra intitulada “Charlie Chaplin”, com filmes de Carlitos, nos domingos. As exibições acontecem, respectivamente, no miniauditório III da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Lembrando que a entrada é aberta ao público e os filmes obedecem a classificação indicativa de idade.tumblr_m7odplEBFk1qfzleho4_1280

Os coordenadores do Estacine, Nyldete Xavier e Rivaldo Dias, informam que nos dias 8 e 9 de agosto não haverá exibições do projeto no local, devido a IX Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), etapa regional que acontecerá na Estação das Artes.

Neste sábado (1), em especial, na Mostra Literatura será exibido o filme “Benjamin”, do livro do escritor, cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, que conta a história de uma paixão perigosa em dois tempos, separados por um lapso de 30 anos. Ao conhecer a jovem Ariela Masé, de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia revive as delícias e horrores da paixão. A “reencarnação” da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.

A arte educadora Nyldete Xavier, que agora está à frente da seleção dos filmes do projeto Estacine, explicou que as mostras são escolhidas a pedido do próprio público que frequenta o projeto nos finais de semana. A Mostra Charlie Chaplin, lembra Nyldete, foi escolhida por mostrar e retratar a realidade da vida e seus vários aspectos.

chaplin06A Mostra Charlie Chaplin, neste domingo (2), exibirá o filme “Luzes da Cidade”, que retrata a história de um vagabundo (Charles Chaplin) que impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.

Projeto Estacine – O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.

No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte, o projeto Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de Mostra, e com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação foram exibidos mais de 2 mil e 200 filmes.

Confira abaixo a programação do Estacine do mês de agosto:

 

MOSTRA LITERATURA

Sábados (1, 15, 22, 29)

Filmes: “Beijamim”, “O Pagador de Promessas”, “Noel Poeta da Vila”, “Amor e Inocência”.

 

MOSTRA CHARLIE CHAPLIN

Domingos ( 2, 16, 23, 30)

Filmes: “Luzes da Cidade”, “Tempos Modernos”, “O Grande Ditador”, “Em Busca do Ouro”.

 

SERVIÇO:

Projeto Estacine

Hora: 16h

Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra

Entrada gratuita nos dois dias

Mais informações: www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Fones: 3214.8270 – 3214.8303