Estacine neste mês abril homenageia MPB e filmes nacionais
O projeto Estacine homenageia, neste mês de abril, a Música Popular Brasileira (MPB) e os filmes nacionais em duas grandes mostras. A entrada é gratuita e os filmes, como de costume, são exibidos no miniauditório III, às 16h, da Estação das Artes prefeito Luciano Agra. A iniciativa é da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e é realizada desde o ano de 2009, sempre com sessões de cinema nos fins de semana.
Neste sábado (4), dentro da Mostra Influências da MPB, será exibido o ‘Rock Brasília – Era de Ouro (2011)’, de Vladimir Carvalho. O filme conta a história dos jovens brasilienses, liderados pelo músico e compositor Renato Russo, que depois de atravessar um longo caminho e obstáculos, veem o seu sonho se tornando realidade, com o sucesso de suas bandas.
Com imagens de arquivo, filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim dos anos de 1970, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica da Capital Federal. Traz as bandas de Brasília que fizeram à trajetória clássica do herói: vencer empecilhos e ir atrás de um grande desafio que era a conquista de um lugar na cultura nacional. Eles fazem parte da primeira geração de filhos de políticos, diplomatas e outros intelectuais que começaram a surgir nos anos 80.
Na Mostra Filmes Nacionais, no domingo (5), será exibida a produção brasileira e chilena ‘Proibido Proibir’, de 2006. O drama é dirigido por Jorge Duran e conta a história de Paulo, um estudante de medicina que divide uma quitinete com Leon, seu melhor amigo e estudante de sociologia. Leon namora Letícia, mas ela e Paulo se apaixonam. O trio tenta ajudar Rosalina, um paciente terminal que está no Hospital Universitário, a rever os filhos, que não a visitam há bastante tempo. Ao tentar salvar Cacauzinho, um dos filhos de Rosalina, Leon é ferido em um tiroteio. Letícia consegue resgatá-lo, mas para que Leon sobreviva Paulo terá que operá-lo em sua própria casa.
Projeto – O Estacine é um projeto idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009 com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No primeiro momento, eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir também produções internacionais.
No ano seguinte, o Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de mostra ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação já foram exibidos mais de dois mil filmes.
Rivaldo Dias, chefe do setor de eventos, explicou que o projeto está sendo reformulado mais uma vez e ainda este ano passará por transformações. “Queremos saber a opinião dos frequentadores. Para isso, o setor elaborou um questionário, com perguntas e respostas objetivas, sugerindo melhorias. Iremos analisar todas as propostas dos visitantes e assim aplicar as benfeitorias”, explicou.
Confirma abaixo a programação completa dos filmes de abril:
Mostra influências da MPB
Sábados (04, 11, 18 e 25 de abril)
Filmes: Rock Brasília – Era do ouro; Cazuza – O Tempo Não Pará (2004); Cartola – Música para os Olhos (2007); Antonia – O filme (2007).
Mostra filmes nacionais
Domingos (05,12, 19 e 26 de abril)
Filmes: Proibido proibir; Polaróides Urbanas (2008); O outro Lado da Rua (2004); O Homem Que Desafiou o Diabo (2007).
Mais informações: www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Fones: 3214-8270 ou 3214-8303