Estacine apresenta filmes que marcaram a história do cinema mundial

Por - em 440

O projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, apresenta no mês de dezembro filmes que marcaram a história do cinema mundial. Aos sábados, a mostra “Os Injustiçados do Oscar” exibe longas-metragens que não levaram nenhuma estatueta, apesar do sucesso de público e crítica. Já aos domingos, a “Mostra Charlie Chaplin” presta uma homenagem a um dos maiores astros do cinema, que faleceu no dia 25 de dezembro. As exibições são gratuitas e acontecem a partir das 16h, no miniauditório I da Estação das Artes, que tem capacidade para 115 pessoas.

O projeto Estacine é uma parceria entre a Estação Cabo Branco, a videolocadora Kauai e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), tendo como proposta levar cultura e entretenimento através da Sétima Arte. A entrada é gratuita.

Estacine Mundi – “Um Corpo Que Cai”, de Alfred Hitchcock, abre a mostra dedica aos filmes cujo fato de não terem ganhado um Oscar é contestado até hoje. O longa, de 1958, se quer foi indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor e o mestre do suspense, Alfred Hitchcock, nunca ganhou uma estatueta, apenas um prêmio honorário pelo conjunto da obra.

O filme conta a história do detetive aposentado John Ferguson (James Stewart), que tem fobia de altura. Após muita insistência, John é convencido de aceitar seguir a esposa de um amigo que tem tendências suicidas. Após resgatá-la de uma queda na baía de São Francisco, ele se torna obcecado pela mulher. Este ano, a revista ‘Sight and Sound’, do Instituto de Cinema Britânico, elegeu “Um Corpo que Cai” como o melhor filme de todos os tempos.

Estacine Cult – A mostra em homenagem à Charlie Chaplin começa com seu primeiro filme falado. Em “O Grande Ditador”, de 1940, Chaplin interpreta dois papéis antagônicos: o de um barbeiro judeu, enfrentando tropas de choque e perseguição religiosa, e o do Grande Ditador Adenóide Hynkel, uma sátira a Adolph Hitler. Neste filme, o personagem do Ditador de Chaplin faz um discurso emocionante falando de direitos humanos no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico, Charlie Chaplin foi o maior astro do cinema mudo e o mais homenageado cineasta de todos os tempos. Ele recebeu ainda em vida, condecorações do governo britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d ‘Honneur), da Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e um Oscar pelo conjunto da obra.

Serviços:

Estacine Mundi – Mostra Os Injustiçados do Oscar

Filme: Um Corpo Que Cai

Data: Sábado (01)

Hora: 16h

Classificação: 14 anos

Estacine Cult – Mostra Charlie Chaplin

Filme: O Grande Ditador

Data: Domingo (02)

Hora: 16h

Classificação: Livre

Local: Miniauditório I da Estação das Artes

Informações: 3214.8303/ 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb