Estações Digitais da Prefeitura garantem acesso gratuito a cursos de informática

Por - em 1081

EstaçãoDigitalPontode CemReis_FotogilbertoFirmino (25)Em um País, onde mais da metade da população (50,1%) já acessa a Internet, segundo dados divulgados, este mês, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), saber manusear um computador passa a ser quase uma necessidade. Apesar dessa realidade, nem todos que desejam têm condições de ter um computador com acesso à rede em casa.

Para atender essa parcela da população, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), oferece cursos gratuitos que garantem a inclusão tecnológica através das Estações Digitais distribuídas em vários bairros de João Pessoa.

Uma das pessoas beneficiadas com o projeto da PMJP, executado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) é a doméstica Maria Nilda Martins, de 42 anos, que mora no Grotão. Segundo ela, uma oportunidade que caiu do céu, já que não conhecia nada e sequer sabia ligar o computador. “Ficava observando as pessoas mexerem no computador, mas não sabia por onde começar. Estou realizando um sonho que sempre estava nos meus planos”, disse.

Quem também aproveitou a chance foi Janine Martins, de 13 anos, filha de Maria Nilda. Ela frisou que tinha medo até que fosse explodir o estacaodigital_bancarios_foto_luizvaz_004computador quando alguém ligava, mas que o curso está sendo importante para aprender e acabar com tudo que passava na cabeça. “Não gosto de faltar aula para que não peder nenhuma informação”, observou.

Beneficiados pelo curso os irmãos Luan e Letícia da Silva, de 18 e 19 anos, respectivamente, chegaram sem saber de nada sobre o computador, mas esperam captar todas as informações e ficarem informados sobre o mundo da informática. “Sou daqueles que não sabiam sequer ligar o computador, mas estou aprendendo a cada dia manusear. Quero aproveitar o máximo para ficar informado de tudo que se pode fazer na área tecnológica”, comentou Luan.

Estações Digitais – Existem 38 projetos das Estações Digitais, denominação dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) aos Telecentros de Informática e Educação. Uma iniciativa do convênio entre a PMJP e o Ministério da Ciência e Tecnologia das Comunicações e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec/PMJP).

Estação Digital - Funcionários IIO objetivo é combater a exclusão digital, com cursos gratuitos para todas as pessoas. As Estações são equipadas com instrumentos tecnológicos, facilitando o acesso à população nas Tecnologias das Informações da Comunicação (TIC). São oferecidos cursos de informática básica, acesso livre à internet e oficinas especializadas nos turnos da manhã (8h às 13h), à tarde (13h às 18h) ou à noite (18h às 22h).

Os locais de funcionamento são nos Centros de Referência da Cidadania (CRC), Centros de Referência da Juventude, em prédios não governamentais, como Ongs, Associações, Institutos e Sindicatos. As Estações Digitais são espaços públicos criados para multiplicar o conhecimento e oferecer qualificação profissional, na busca de levar a inclusão com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Contatos e informações – Quem estiver interessado nos cursos pode entrar em contato com os telefones 3222-2113 e 3214-1892 (Centro de Referência da Cidadania Fernando Carrilho Milanez, nos Funcionários II) ou na Coordenadoria Pedagógica das Estações Digitais da Secitec (3214 2884), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Estações Digitais

CRC – Funcionários I – Praça Lauro Wanderley, s/n
CRC – Funcionários II – Rua Francisco de Oliveira, s/n
CRC – Bancários – Rua Esmeralda Gomes, s/n
CRC – Mangabeira – Rua Janduy Dantas, s/n
CRC – Valentina Figueiredo – Francisco Sobrinho, s/n
CRC – Cristo Redentor – Rua Professor Luiza Fernandes
CRC – Ipês – Rua Homero de Araújo, nº 199
CRC – Mandacaru – Rua João Brito, s/n
CRC – Cruz das Armas – Rua Professor João Gomes Carvalho, s/n
CRC – Jardim Veneza – Praça Lauro Wanderley, s/n
CRJ – Alto do Mateus – Rua Luis Pimentel Batista, s/n
CRJ – Expedicionários – Capitão João Freire, s/n
CRJ – Valentina – Rua Padre Emiliano de Cristo, s/n
CRJ – Rangel – Elias Cavalcanti de Albuquerque, s/n
CRJ – Mangabeira – Rua Arnaldo de Barros Moreira, s/n
Clube da Pessoa Idosa – Rua Guedes Vasconcelos, s/n
Crispimam – Adrísio Mota, s/n
Instituto dos Cegos – Avenida Santa Catarina, nº 396, Bairro dos Estados
Praça Bela Vista – Avenida Cruz das Armas, s/n
Associação Arte e Yoga – Rua Joaquim Nabuco, nº 36, Roger
Associação Memória do Mangue – Rua Severino José do Nascimento, nº 48, no Róger
Sitricom Varadouro – Rua Cruz Cordeiro, nº 75
Bairro São José – Rua Edmundo Filho, s/n
Igreja Manaíra – Avenida Maria Rosa
Cepam – Bica – Avenida Gouveia Nóbrega, s/n
Mercado Central/Centro – Avenida Pedro II
Guarda Municipal/Centro – Avenida Almirante Barroso, nº 668
Associação Comunitária/Grotão – Rua Campinas, nº 110
Associação Mão Amiga – AMA – Avenida João Machado, nº 70, no Centro
Casa Brasil – Rua Doutor Arlindo Correia, s/n, no Costa e Silva
Fundação Padre Pio – Rua Jovita Gomes Alves, nº 475 – BR 230
Casa da Cultura – Avenida Natal, s/n – Planalto da Boa Esperança, em Gramame.
Associação Mussumagro – Rua das Cupiubas, nº 63
USM Jaguaribe – Praça Aquiles Leal, s/n
Arca – Ilha do Bispo – Rua Lobo Garros, s/n
Olho do Tempo – Gramame – Rua Telegrafista Geraldo Fernandes, nº 10
Arte e Yoga – Rua Joaquim Nóbrega, nº 36, Roger
Ponto de Cultura Memória do Mangue – Comunidade do S, no Roger