Estrutura da Estação Ciência será concluída em dez dias

Por - em 559

Nos próximos dez dias, a toda etapa estrutural da obra da Estação Ciência, Cultura e Artes Arquiteto Oscar Niemeyer, no Cabo Branco, será concluída. Em seguida, os serviços ficarão concentrados na fase de acabamento dos cinco blocos que compõem o prédio. A previsão é da Secretaria de Infra-Estrutura do Município (Seinfra). A obra foi viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Ministério da Ciência e Tecnologia. O empreendimento será entregue à população ainda neste primeiro semestre.

Como ressaltou o engenheiro fiscal da obra, Aureliano de Almeida, a última laje do bloco denominado ‘torre’, iniciada recentemente, já foi concluída. Falta agora a concretagem das vigas invertidas do espaço. “Em dez dias acredito que vamos terminar toda essa etapa de estrutura, com a conclusão do restante da coberta e laje invertida do bloco da torre”, afirmou. “Depois, vamos continuar os trabalhos de acabamento, como pintura e piso”, completou.

Paralelamente à execução dos serviços estruturais, também estão sendo adiantados os trabalhos de acabamento nos andares inferiores da torre e nos demais blocos do empreendimento. Além disso, mais da metade da obra do estacionamento está concluída, concentrando agora os serviços na construção da calçada do espaço.

A Estação Ciência representa um investimento de R$ 35 milhões. O espaço construído é de 8.500 metros quadrados, em um terreno de 36 mil metros quadrados de área. A execução da obra está concentrada em cinco blocos – torre, anfiteatro, auditório, serviços e estacionamento.

O prédio correspondente à torre tem 17 metros de altura. A parte térrea do edifício será para exposições. O segundo, terceiro e quarto pavimentos terão, respectivamente, as seguintes destinações: eventos; restaurante e área livre para visão ampla; e terraço.

O anfiteatro é composto de camarim, bateria de banheiros e vestiários, além de um palco em formato de elipse, contabilizando 370 metros quadrados de área. Esse bloco inclui ainda espaço para platéia, com nove lances de arquibancada e capacidade para 320 pessoas sentadas. Por trás desse espaço, haverá calçadão e gramado ao ar livre.

Já toda estrutura do bloco do auditório terá 1.300 metros quadrados. Enquanto isso, a lanchonete, que fica ao lado do anfiteatro, terá 105 metros quadrados. O bloco de serviços compreenderá uma subestação elétrica, geradores e alguns departamentos administrativos do setor. A parte do estacionamento terá capacidade para 180 veículos.