Estudantes escolhem demandas e destacam acesso à gestão pública
“É uma boa oportunidade para entendermos e ajudarmos, de certa forma, a administrar a cidade”. A frase de Ana Beatriz, de 18 anos, resume bem o sentimento de centenas de alunos da rede municipal de ensino, que já passaram pelo processo de formação do programa Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). Apesar de jovem, ela já é mãe de Mário Henrique, de apenas cinco meses de idade e, por necessidade, leva o filho junto para assistir aulas, todos os dias, no 8º Ano da Escola Municipal José de Barros Moreira, localizada no bairro de Mandacaru.
Ana Beatriz foi apenas uma entre os 787 estudantes e 108 conselheiros escolhidos, durante o processo de formação, concluído nesta quinta-feira (17), no educandário. Eles foram os responsáveis por discutir e escolher três demandas prioritárias para a escola e uma para a comunidade local.
“É muito difícil vir todos os dias para a escola com o meu bebê, mas faço isso pelo meu futuro e por ele mesmo, para sermos alguém na vida. Achei muito interessante à dinâmica da equipe do OPCA, pois, eles vieram aqui pedir a nossa opinião, que somos os maiores interessados na escola”, disse Ana Beatriz.
Outros alunos também aprovaram o processo de formação do OPCA. De acordo com Letícia Eveline Lima, de 10 anos, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental II, a equipe de educadores tratou de temas, relativamente, fora de contexto das crianças, a exemplo do orçamento de uma gestão pública, de forma lúdica e fácil. “Coisas que não entendíamos bem, se tornaram fáceis. Eu achei muito bom aprender e me sentir importante de estar aqui e de poder decidir coisas que irão melhorar a nossa escola e o nosso bairro”, comentou.
Luiz Carlos Oliveira da Silva, também de 10 anos é aluno do 4º ano, destacou a atuação dos alunos enquanto defensores da escola. “Aprendi muito sobre o que fazer pela escola, que devemos cuidar e zelar, pois, ela é nossa. Fiquei feliz também por me sentir importante e de poder decidir melhorias para os alunos e professores e também para o muito bairro. Foi muito coisa boa junta”, disse.
Demandas aprovadas – Para escola foram eleitas a climatização (ar-condicionado) e equipamentos para as salas de aula, a exemplo de aparelhos de TVs, quadros novos e armários individuais para os alunos; a melhoria no laboratório de informática, incluindo computadores novos. Já para a comunidade, os alunos escolheram a construção de uma praça pública com brinquedos infantis.
De acordo com o secretário Executivo do Orçamento Participativo (OP), Hildevânio Macedo, todas as demandas aprovadas passarão por um estudo de viabilidade técnica e orçamentária. “Mas, o objetivo do programa é incluir todos esses pleitos no orçamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para implantação já nos próximos exercícios”, explicou.
O secretário também comemorou o crescimento da participação dos estudantes dentro do processo de formação do OPCA. “Apesar de jovens, eles entendem rápido o que os nossos educadores transmitem durante o processo de formação. É gratificante ver os nossos estudantes reivindicando melhorias para a cidade e contribuindo com a administração pública”, pontuou o secretário.
Calendário – Confira abaixo o calendário com as demais etapas do OPCA:
REGIÃO DO OP |
ESCOLAS |
DATA |
8ª |
Oscar de Castro |
22 e 23 de outubro |
12ª |
Jornalista Raimundo Nonato |
29 a 31 de outubro e 1º de novembro |
2ª |
Anita Trigueiro do Vale |
05 a 08 de novembro |
10ª |
Frei Afonso |
12 e 13 de novembro |
14ª |
Olívio Ribeiro Campos |
19 a 22 de novembro |
5ª |
Radegundis Feitosa |
26 e 27 de novembro |
7ª |
Leônidas Santiago |
03 a 06 de dezembro |
9ª |
João Santa Cruz |
10 e 11 de dezembro |