Estudantes surdos da Capital conhecem animais da Bica
Um grupo de alunos surdos da Escola Municipal João Santa Cruz, do Bairro dos Novaes, visitou alguns pontos turísticos de João Pessoa na tarde desta quinta-feira (24). Com idades variando entre 7 e 16 anos, a maioria deles não conhecia o Farol do Cabo Branco, a Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes, e o Parque Arruda Câmara (Bica). A experiência foi marcante. De todos os lugares, segundo eles, os olhos brilharam mais ao ver os animais da Bica, além de entrar em contato com vários tipos de árvores nativas.
A atividade e outras realizadas pela coordenação da escola durante esta semana, faz parte das comemorações pelo Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, ocorrido na segunda-feira (21) e pelo Dia do Surdo, que será comemorado no sábado (26).
De acordo com a intérprete de Libras da escola João Santa Cruz, Edleide Silva do Nascimento, as atividades lúdicas serão encerradas nesta sexta-feira (25) e a programação interage com a semana do trânsito e culmina em apresentações de dança e de uma peça de teatro.
A João Santa Cruz é considerada uma escola polo, que faz a inclusão da pessoa com deficiência. Este é o primeiro ano que estamos trabalhando o projeto de inclusão para surdos e nesta semana fizemos várias dinâmicas e trabalhos com as crianças sobre temas ligados ao trânsito. Mas o passeio na Bica, que está sendo novidade, foi o que eles mais gostaram, disse Edleide.
Alegria A estudante Thaís Galdino dos Santos, de 10 anos, disse com a ajuda da intérprete que achou lindo todos os animais, mas os que ela gostou mais foram os macaquinhos. Além disso, Thaís falou que foi muito interessante a visita na Estação Cabo Branco, pois entrou no planetário e viu o Sol.