Etapa Regional da Olimpíada de Robótica apresenta rodada de dança com robôs

Por - em 554

Uma atração inusitada e divertida promete movimentar a edição 2013 da Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), marcada para o próximo dia 15 na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes: é uma série de apresentações chamada “Dançando com o Robô”, que vai abrir e fechar a competição da qual 61 escolas e instituições da Paraíba participam.

“Funciona assim: com os kits de informática que cada escola recebeu, as equipes puderam projetar robozinhos e programá-los para que pudessem executar algo parecido com passos de dança. Para incrementar a coreografia, cada um dos colégios participantes vai juntar aos seus protótipos, dançarinos (que são estudantes) e um cenário”, explica coordenador estadual da OBR, Fagner Ribeiro.          

Os ritmos a serem apresentados são pop-rock (pela escola Cidade Viva), xote (Escola Municipal Apolônio Sales), forró (Escola Municipal Duque de Caxias) e hip hop (Escola Municipal Moema Tinoco). “Esses números não têm caráter competitivo, apenas são apresentações culturais, com o fim de divertir e mostrar o potencial de inovação tecnológica a serviço da arte a que essas escolas conseguiram chegar”, informa Fagner Ribeiro. Todas serão executadas no Auditório da Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano.

Últimos dias para treinar – Todas as equipes inscritas têm apenas até a próxima sexta-feira (7) para se revezarem nas quatro pistas de treinamento para os robôs. Tudo porque na próxima segunda-feira (10) já começam os preparativos de montagem da estrutura da OBR. Dois horários estão disponíveis para agendamento, feito com o setor de Gestão Educacional da Casa, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Organizadas entre duas e quatro pessoas, as equipes têm que cumprir um circuito em que o protótipo, simulando um bombeiro comandado por programação, sai de um ponto de partida, passa por obstáculos e resgata a vítima no ponto oposto sem sofrer avarias – tudo em até cinco minutos. Quem cumprir o torneio no menor tempo vai passando por eliminatórias ao longo do dia até ficar entre os três mais bem colocados. Os prêmios são medalhas.

Uma das concorrentes é a Escola Municipal João Santa Cruz de Oliveira, do Bairro dos Novais. A instrutora responsável, a professora de Matemática Cleoneide Gomes, avalia que o envolvimento dos pequenos com a robótica ajudou a tirar as Ciências Exatas da lanterninha no ranking de desempenho do alunado da escola. “Antes eu os notava mais dispersos com os números. Hoje já percebo um senso maior de organização, de liderança e maturidade na distribuição de tarefas”, observa. A robótica também pode melhorar a vida curricular na Matemática. “Nas aulas utilizo o próprio robozinho na identificação de formas geométricas com os alunos. Eles adoram!”, ensina.

Lucas da Silva Evangelista, 13 anos, aluno do 7° ano da Escola Municipal Augusto dos Anjos, do Cristo Redentor, não perde o entusiasmo nem quando, durante o treino, o robozinho emperra nos comandos de programação. “Eu gosto de me superar em tecnologia, coisa que não podia fazer quando morava no interior. Vê-lo em ação na pista é como ver um filho crescer”, brinca.

Em um mundo vivamente digitalizado, manter os alunos por dentro da linguagem computacional só traz benefícios. “A robótica dinamiza o ensino porque contextualiza a realidade de PCs, tablets e todo o arsenal de bits que os cerca. Eles querem estar envolvidos e, cada vez mais, somos nós que temos que acompanhá-los”, acredita omonitor de Informática e professor de Ciências da Augusto dos Anjos, Pedro Viana. É uma corrida só para a frente.

Programação da Etapa Regional da Olimpíada de Robótica (OBR):

8h – Recepção às equipes

Local: Auditório

8h15 – Reunião da organização com os representantes das escolas

Local: Sala de Convenções II (subsolo)

9h – Abertura oficial

Local: Auditório

10h – Início da 1ª rodada da competição

Local: 1º andar da Torre Mirante

12h – Almoço

Local: Equipes e árbitros – Sala de Práticas (ao lado do estacionamento)

13h – Início da 2ª rodada da competição

Local: 1º andar da Torre Mirante

15h Início da 3ª rodada da competição

Local: 1º andar da Torre Mirante

17h – Reunião dos árbitros (para resultado final)

Local: Sala de Audiovisual – 2ª andar da Torre Mirante

17h30 – Premiação

Local: 1º andar da Torre Mirante
Obs.: Quando não estiverem competindo, as equipes dispõem de uma área para testes que será montada no lado oposto à área de competições.

Serviço:

Etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Data: 15 de junho
Local: 1° pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Agendamento p/ treino nas arenas: setor de Gestão Educacional da Estação (3214-8270, 3214-8303)
Contato p/ imprensa: Fagner Ribeiro, coord. estadual da OBR (8825-0404)
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb,
Twitter: @estacaocb