Êxito nas Olimpíadas: Capital se candidata para sediar Jogos Universitários
O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta segunda-fera (19) que João Pessoa se candidatou para sediar, no próximo ano, as Olimpíadas Escolares (15-17 anos) e os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), em 2009, devido ao êxito alcançado na realização das Olimpíadas na Capital, no período de 8 a 18 de novembro. Por sugestão do próprio Comitê Olímpico Brasileiro (COB), vamos lutar para sediar esses dois eventos esportivos. Isso se deve ao sucesso das Olimpíadas Escolares 2007, que projetou a nossa cidade para todo o país, afirmou o prefeito.
Ricardo disse ainda que nesses dez dias João Pessoa se tornou a Capital brasileira do esporte. A visibilidade de João Pessoa foi total. Houve uma grande divulgação por parte da mídia com matérias veiculadas em rede nacional. Foi um sucesso de organização, de envolvimento e de mobilização dos atletas, declarou.
O prefeito enfatizou que o evento incrementou a economia da cidade e foi um estímulo ao setor turístico. Além de todos esses pontos positivos, conseguimos que o esporte atingisse uma parcela significativa da população, que são os jovens. Este evento consolida o esporte enquanto política pública e instrumento de inclusão social, ressaltou.
O diretor-geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, elogiou o esforço da Capital para que o evento fosse um sucesso. Ressalto o espetacular trabalho do prefeito Ricardo Coutinho, que sempre honra seus compromissos e vem dando todo o apoio necessário para a realização deste evento que se tornou inesquecível para João Pessoa, observou Hubner.
Resultados – A Paraíba encerrou as Olimpíadas Escolares na categoria 15-17 anos com um saldo de dez medalhas e em nono lugar na classificação geral. Os atletas paraibanos conquistaram três medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, um resultado positivo na avaliação de técnicos e dirigentes.
A primeira medalha de ouro da Paraíba foi conquistada por Andressa Morais, aluna da Fundação Bradesco, no arremesso de disco. A segunda foi no judô, com Estefany Fabíola e a terceira foi no futsal feminino, conquistada pelo Colégio e Curso CPMAC, que pela primeira vez participou da competição e suas principais atletas começam a despertar interesse de clubes e escolas dos grandes centros do esporte brasileiro.
As medalhas de prata da Paraíba foram conquistadas na natação, com Luana Cabral, aluna do Colégio Geo Tambaú, nos 50 metros livre. O revezamento 4×50 medley ganhou mais uma com os atletas Rafael Maurício (Motiva), Guilherme Lima (Motiva), Jansen Holanda (Hipócrates) e Phelipe Rodrigues (Cnec). No judô os medalhistas foram Rafael Pontes do Colégio Pio XI e Erick Cabral do Colégio Nexus e no atletismo Aline Araújo do CPDAC. As medalhas de bronze foram conquistadas por Guilherme Lima, que é aluno do Colégio Motiva de João Pessoa nos 100 metros peito e pelo Colégio e Curso Nexus no voleibol masculino.