Exposição ‘Casa nova, arte nossa’ marca encerramento do ECriativa no Celeiro Espaço Criativo

Por Max Oliveira - em 1547

O Celeiro Espaço Criativo segue fomentando o artesanato de João Pessoa. Na noite desta sexta-feira (23), o local passou a receber a exposição ‘Casa nova, Arte nossa’, com peças e itens exclusivos voltados para o lar. O evento também marcou o encerramento do I Encontro das Cidades Criativas Brasileiras da Unesco (ECriativa), que reuniu representantes da Unesco, do Ministério da Cultura e de vários municípios que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas.

Criada por artesãos paraibanos, ‘Casa nova, arte nossa’ ficará exposta até o dia 22 de abril e conta com peças de mesa, itens para o quarto, sala, criado mudo, além de cochas e almofadas. A coleção propõe um olhar sobre o artesanato na perspectiva do ambiente doméstico, com peças que reforçam a identidade da cultura paraibana.

A primeira-dama de João Pessoa e coordenadora do programa João Pessoa Artesã (JPA), Maísa Cartaxo, esteve presente na exposição e afirmou estar muito feliz com a visibilidade que o Celeiro Espaço Criativo está tendo em pouco tempo de inaugurado. “Estou muito feliz de mais um feito, de mais uma realização do Celeiro, onde estamos com uma nova exposição. Queremos estimular as pessoas para utilizarem o que há de mais rico na nossa cultura que é o artesanato. E aqui temos vários ambientes para os visitantes escolherem”, afirmou.

A exposição conta com peças de nomes como Miguel dos Santos, Giordano Gernoglio, Jonas Lourenço Ccá Melo, Nilsom Tubim e Vasti. 

ECriativa – O encontro, promovido pela PMJP em parceria com o Sebrae da Paraíba, aconteceu no auditório da Estação das Artes, com a participação de representantes da Unesco no país e do Ministério da Cultura. Além das já contempladas cidades Criativas brasileiras –  João Pessoa (Artesanato e arte popular), Belém (Gastronomia), Brasília (Design), Curitiba (Design), Florianópolis (Gastronomia), Paraty (Gastronomia), Salvador (Música) e Santos (Cinema), o evento também contou com a participação de três possíveis candidatas em 2019: Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, que concorrem nas áreas de gastronomia, design e artesanato