Exposição fotográfica mostra cotidiano de moradores de países da África

Por - em 884

estacao_exposicao_consciencia_negraEstá aberta para visitação pública a exposição África do fotógrafo Cássio Nogueira, 18h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A exposição é aberta ao público e o horário de visitação é de terça a sexta-feira das 9h até 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h até 21h.

No local o visitante vai encontrar 70 imagens que fazem parte das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra. As fotos revelam o cotidiano dos moradores da Libéria e Guiné, um local difícil, onde começa a tríplice fronteira de ambos os países com a Serra Leoa e termina na tríplice fronteira de ambos os países com a Costa do Marfim (monte Richard-Molard).

Dada a vulnerabilidade da fronteira a grupos armados rebeldes e os conflitos e escaramuças ocorridos desde o final do século XX há numerosos refugiados de ambos os lados, a fronteira é considerada perigosa, e pelo menos os cidadãos norte-americanos são aconselhados a tomar todas as precauções quando viajam em qualquer um dos dois países.

A curadora da Estação Cabo Branco, a artista plástica Lúcia França, disse que a exposição África nos leva a refletir sobre a história de resistência do povo negro no Brasil, que desde 1549, quando aconteceu o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro luta por liberdade e pela integração da cultura negra a sociedade brasileira. A data celebrada desde os anos 60, hoje exalta nossas origens e referenda as conquistas e o contínuo esforço em busca da liberdade e do respeito aos direitos e às manifestações religiosas e culturais. estacao_exposicao_consciencia_negra (1)

“Compreender os costumes do povo africano é, sobretudo atentar para essência de nós mesmos, é cada vez mais necessário que nos irmanemos aos homens e mulheres negros na luta por cidadania e pela igualdade de oportunidades. Ao festejar Zumbi dos Palmares com as imagens africanas de Cássio Nogueira a Estação Cabo Branco afirma o reconhecimento da cultura afro-brasileira como importante elemento de educação e cidadania”, comentou Lúcia França.

Sobre fotógrafo – Cássio Nogueira é natural de Recife (PE). Estudou piano, violino, violão e contrabaixo, mas a fotografia o capturou na fase adulta. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2008, foi morar na Libéria, na África, quando começou a registrar a ausência de civilização ocidental, a cultura e as particularidades do país pós-guerra. Residiu cinco anos na África. Foi neste período em que aprimorou suas técnicas de fotografia e amadureceu sua sensibilidade artística.

SERVIÇO:

Exposição: África

Expositor: Cássio Nogueira

Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante

Hora: 18h30

Até 9 de janeiro de 2015

Horário de Visitação: Terça a sexta-feira das 9h até 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h até 21h.

Informações: 3214.8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco