Exposição fotográfica sobre o Centro Cultural São Francisco é aberta na Estação

Por - em 651

DSCN1730Em um dia, o fotógrafo italiano Alberto Banal fez 41 cliques fotográficos que compõe a exposição ‘São Francisco 24 horas’. O trabalho está exposto para visitação pública no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As imagens da exposição foram feitas da sacada de sua residência, localizada ao lado do Centro Cultural de São Francisco, no Centro Histórico. A visitação é das 9h às 21h, de terça a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 10h às 21h.

“Uma pequena janela no teto da minha casa me propicia uma visão especial do parque do Mosteiro de São Bento com os seus antigos edifícios, em particular o cume do campanário, criando uma corrente de empatia estética em um diálogo recíproco, sem necessidade de palavras para nos comunicar”, explicou Alberto Banal, afirmando que tudo depende do ponto de vista. “No meu caso é único e privilegiado, uma vez que não existe outra oportunidade igual de ter a mesma mágica visão da torre sineira da Igreja de São Francisco e do anexo do Mosteiro”.

Para quem ainda não o conhece, Alberto Banal é fotógrafo italiano, radicado na Paraíba, graduado pelo Liceo Classico Maffei de Verona, Doutor em Filosofia pela Degli Studi de Milão (Itália), historiador e jornalista. Produziu duas grandes exposições: Quilombos na Paraíba e Feminino Quilombola, ambas na Estação Cabo Branco. É integrante da Associação de Apoio as Comunidades Afrodescendentes (AACADE), para quem fez um acervo de 25 mil fotografias dos quilombos e negros na Paraíba.

“São imagens que vão muito além da beleza e transmitem um sentimento de pertença, convidando a refletir. Cada fotografia obriga-nos a ter um novo olhar sobre a nossa memória histórica. São sinais do tempo, o clima, o vento, a cor do céu e das árvores que fazem parte deste poema sem precedentes, desenvolvido pela sensibilidade de quem não está aqui por acaso”, comentou a curadora da exposição, Lúcia França.

A exposição está aberta para visitação do público de terça a sexta-feira, das 9h até 21h, e sábados, domingos e feriados, das 10h até 21h. A entrada é gratuita.

 

SERVIÇO:

Exposição ‘São Francisco 24 horas’ – Alberto Banal

Local: Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco

Visitação: Terça a sexta-feira – das 9h até 21h.

Sábados, domingos e feriados – das 10h até 21h

Fones: 3214.8270 ou 3214.8303.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Entrada gratuita